ESC 2022 | SECURE Trial

Este estudo, apresentado pelo Dr. Valentin Fuster, fez foco na importância da aderência ao tratamento, mostrando incialmente dados do estudo FOCUS, no qual se observou uma escassa aderência dos pacientes após um evento de IAM, e que com a criação de um polimedicamento (aspirina, sinvastatina e ramipril) houve uma melhora em termos aderência da mesma população. 

ESC 2022

A partir disso foi desenhado o SECURE, um estudo randomizado pensado para pacientes idosos com um IAM prévio dentro dos seis meses de randomização, que tivessem pelo menos uma das seguintes características: diabete mellitus documentada, doença renal leve a moderada, IAM prévio, prévia revascularização, AVC prévio ou idade superior a 75 anos. O seguimento médio foi de 3 anos. 

Foi administrado um policomprimido (aspirina 100 mg, atorvastatina 20/40 mg e ramipril 2,5/5/10 mg) no ramo tratamento, tendo recebido o grupo controle o tratamento padrão. O desfecho primário (DP) foi uma combinação de morte cardiovascular, IAM, AVC ou revascularização urgente. O desfecho secundário (DS) foi uma combinação de morte cardiovascular, IAM ou AVC. 

Foram randomizados 2499 pacientes pós-infarto, com uma idade média de 76 anos, 69% do sexo masculino, 42% diabéticos e 77% hipertensos. 

Observou-se uma diminuição de 24% do DP (HR 0,76, IC 95% 0,60-0,96; p de não inferioridade < 0,001 e p de superioridade = 0,02), vinculada à redução de morte cardiovascular. Com relação ao DS observou-se uma diferença significativa de 30% (HR 0,70, IC 95% 0,54-0,90; p = 0,005). Esse benefício foi observado nos grupos pré-especificados. Por sua vez, não se evidenciaram diferenças em termos de efeitos adversos. 

Leia também: TAVI em bicúspides: os resultados são os mesmos em homens e mulheres?

As conclusões do Dr. Fuster sobre o tratamento com um policomprimido vão no sentido de que dita estratégia poderia, no futuro, ser uma parte integral do tratamento para a prevenção de eventos cardiovasculares nos pacientes que cursaram um IAM. 

Dr. Omar Tupayachi

Dr. Omar Tupayachi.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Fonte: Fuster V. Polypill reduces cardiovascular events in heart attack patients compared to usual care (SECURE Trial). Presentado en el Congreso Europeo de Cardiología ESC 2022. Agosto 26, 2022. Barcelona, España.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top