NECTAR HF: estimulação vagal crônica para insuficiência cardíaca com baixa fração de ejeção

O aumento da à combinação de atividade simpática aumentada com tônus vagal reduzido são importantes contribuintes fisiopatológicos para a progressão da insuficiência cardíaca e está associada a um prognóstico pior. O objetivo deste estudo foi determinar se a estimulação do nervo vago é uma estratégia promissora para modular a função autonômica, a remodelação cardíaca e progressão da insuficiência cardíaca. O NECTAR HF (terapia neural cardíaca para insuficiência cardíaca) é um estudo desenhado para avaliar a segurança e eficácia do dispositivo da Boston Scientific para atenuar a remodelação cardíaca, melhora da função cardíaca e aumentar a capacidade de exercício em pacientes com insuficiência cardíaca sintomática (classe funcional II-III), disfunção ventricular esquerda (fração de ejeção ≤35%) que receberam tratamento médico otimizado.

Os pacientes foram randomizados 2: 1 a tratamento médico otimizado, mais o dispositivo no modo ativo versus tratamento clínico otimizado, além de o dispositivo em modo de suspensão por 6 meses. 6 meses após a ativação dos aparelhos foi realizada no modo ocioso. 

No final do período de monitorização nenhum benefício clínico com estimulação do nervo vago foi observada, mas não se observando a questões de segurança assim que deve ser mais bem investigados em esta linha de tratamento

Descargar (PDF, Unknown)

Zannad F
2014-08-31

Título original: A randomized controlled trial of vagal stimulation for the treatment of systolic heart failure: NEural Cardiac TherApyfoR Heart Failure (NECTAR-HF).

*

Top