ITALIC PLUS: 6 meses dupla antiagregação não inferior a 24 meses

Article

Este estudo multicêntrico incluiu pacientes que receberam stent com eluição de fármaco 2ª geração XIENCE V (Abbott Vascular) e randomizados a 6 meses versus 24 meses de antiagregação dupla após confirmar ausência de resistência à aspirina. O desfecho primário foi um composto de morte, infarto do miocárdio, revascularização urgente do vaso alvo, acidente vascular cerebral e hemorragia grave. O estudo foi fechado prematuramente devido a problemas com o recrutamento após incluindo 941 no ramo de 24 meses de antiagregação dupla e 953 em ramo seis meses. Não foi observada diferença significativa entre os dois grupos respeito ao desfecho primário (1,5 versus 1,6%, p = 0,85). A demonstração de não-inferioridade entre 6 e 24 meses, com uma diferença de risco absoluto de 0,11% (p = 0,0002 para não inferioridade). Não foram observadas diferenças, quer em termos de trombose de stent e complicações hemorrágicas.

Não foram observadas diferenças significativas em 792 (44%) da população foi hospitalizado por uma síndrome coronariana aguda.

Conclusão

A taxa de eventos hemorrágicos e trombóticos foram semelhantes com 6 ou 24 meses de anti agregação dupla em pacientes que receberam um stent nova geração com eluição de fármaco e não eram resistentes à aspirina.

Descargar (PDF, Unknown)

Martine Gilard
2014-11-17

Título original: Is 6 Months DAPT Post Coronary Stenting Non Inferior To 24 Months? The Italic/ Italic+ Randomized Trial. Results of the One Year Primary Endpoint.

*

Top