IMPROVE-IT Trial: Finalmente a associação de ezetimibe mais simvastatina reduziu eventos vs simvastatina como monoterapia.

Este é um trabalho multicêntrico, randomizado e duplo cego desenhado para testar a hipótese de que agregar ezetimibe à simvastatina melhora os resultados comparado com a simvastatina sozinha em pacientes que cursaram uma síndrome coronariana aguda (infarto com supra desnivelamento ou síndrome coronariana aguda sem supra desnivelamento nos últimos 10 dias).

O trabalho incluiu mais de 18000 pacientes randomizados a simvastatina 40 mg mais ezetimibe 10 mg vs simvastatina 40 mg como monoterapia. 27% dos pacientes eram diabéticos e 29% ingressou ao estudo cursando um infarto com supra desnivelamento do segmento ST. Os níveis de LDL no momento da randomização foram de 95 mg/dl em ambos grupos que diminuiu a 69.9 mg/dl no grupo simvastatina monoterapia e a 53.2 mg/dl no grupo simvastatina/ezetimibe. Esta diferença se manteve aos 7 anos de seguimento.

A incidência do end point primário (combinado de morte, infarto ou acidente vascular cerebral) foi de 20.4% no grupo simvastatina/ezetimibe e de 22.2% no grupo simvastatina monoterapia (p=0.003).

Conclusão

Em pacientes que cursaram recentemente uma síndrome coronariana aguda agregar 10 mg de ezetimibe à dose de 40 mg de simvastatina reduz eventos cardiovasculares.

Descargar (PDF, Unknown)

Christopher P Cannon
2014-11-18

Título original: IMPROVE-IT Trial: A Comparison of Ezetimibe/Simvastatin versus Simvastatin Monotherapy on Cardiovascular Outcomes After Acute Coronary Syndromes.

*

Top