PRAGUE 13 trial

Fundamentos e objetivos: A intervenção coronária percutânea (PCI) primária da artéria culpada pelo infarto agudo do miocárdio com supra de ST (STEMI) é o método de escolha no tratamento deste quadro clínico. O objetivo do presente estudo foi encontrar a gestão ótima dos doentes com STEMI que apresentavam pelo menos mais uma estenose de artéria coronária significativa (≥70%) em vaso não-culpado.

Métodos e Resultados: Estudo aberto, prospectivo, randomizado, multicêntrico, de dois braços, cujos critérios de inclusão foram: pacientes com STEMI, submetidos a ICP primária com sucesso da lesão relacionada ao infarto e que tinham pelo menos uma estenose (≥70%) de artéria coronária não relacionada ao infarto.

Os cardiologistas intervencionistas deviam concordar, que ambas as opções de tratamento eram aceitáveis. Os pacientes foram selecionados em 2 grupos: 1. revascularização completa de todas as estenoses significativas artérias coronárias não relacionadas ao infarto (sendo a ICP realizada entre o terceiro e o quadragésimo dia após a ICP primária); 2. tratamento conservador – baseado na orientação terapêutica médica dos guidelines atuais.

Foram randomizados 214 pacientes, 106 para o grupo multivessel PCI (MV-PCI) e 108 para o conservador após a ICP primária. Os pacientes foram selecionados em seis centros de 2009 a 2013, com follow-up 38 meses (mediana).

Não houve diferenças significativas entre as características basais de ambos os grupos. Não houve diferença significativa no endpoint primário composto de mortalidade por todas as causas, IM não fatal, AVC.

Conclusão: Este trial, no cenário clínico do STEMI os quais foram submetidos a ICP primária, não encontrou nenhuma diferença (nem mesmo uma tendência) favorecendo o tratamento dos múltiplos vasos em relação ao tratamento do vaso culpado apenas. Estudos maiores são necessários para esclarecer a estratégia de revascularização em doentes com STEMI com doença de múltiplos vasos.

Descargar (PDF, Unknown)

O. Hlinomaz
2015-05-19

Título original: Multivessel coronary disease diagnosed at the time of primary PCI for STEMI: complete revascularization versus conservative strategy: the PRAGUE 13 trial

*

Top