Estudo BVS-STEMI-FIRST OCT: plataforma bioabsorvível em infarto agudo do miocárdio

Um implante de plataforma bioabsorvível no contexto do infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST é viável embora a subsequente cicatrização da artéria não esteja documentada. O objetivo deste trabalho foi avaliar a tomografia de coerência óptica (OCT) em pacientes que receberam lá plataforma bioabsorvível com eluição do everolimus no contexto de angioplastia primária.

Um total de 39 pacientes consecutivos admitidos anteriormente com STEMI que foram submetidos à angiografia e OCT de acompanhamento após 6 meses de implantação da plataforma bioabsorvível foram incluídos. O grupo de 49 pacientes controle recebeu um stent de metal com eluição de biolimus, também no contexto de angioplastia primária.

A área luminal mínima foi semelhante entre os dois dispositivos com uma percentagem mais elevada de escoras cobertos no grupo que recebeu a plataforma bioabsorvível (p <0,001).

Conclusão

Plataforma bioabsorvíveis com eluição do everolimus em pacientes com infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST apresenta aos 6 meses por OCT ampla cobertura de escoras que pacientes com stents de metal com eluição do biolimus.

R.J. Van Geuns
2015-05-20

Título original: BVS-STEMI-FIRST OCT study: 6-month OCT follow-up of an everolimus-eluting bioresorbable scaffold in patients with STEMI. A comparison with metal stents.

*

Top