TOTAL stroke: aumento do risco de acidente vascular cerebral com thromboaspiration

Há muitas dúvidas sobre o benefício de thromboaspiration manuais, não só em termos de melhoria do desfecho clínico, mas também o potencial risco de acidente vascular cerebral. O TOTAL (n = 10.732) foi um estudo randomizado de trombectomia manual de rotina contra a angioplastia apenas no contexto de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST e não conseguiram mostrar benefício no desfecho primário de eficácia. Além disso, foi observado um aumento significativo na taxa de acidentes vasculares cerebrais; este sub-estudo de TOTAL procura entender esses eventos. Foi analisado o tempo em que a gravidade do AVC ocorreu e subtipo.

A incidência do acidente vascular cerebral ocorreu dentro das primeiras 48 horas com uma taxa mais elevada no grupo thromboaspiration (0,3% versus 0,1%) e a maior parte deles foram isquêmica embora aumentados acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos também foram observados. Mortalidade em pacientes com esta complicação foi de 30,8% versus 3,4% (p <0,0001) naqueles sem acidente vascular cerebral.

Conclusão

Dado o aumento do risco de acidente vascular cerebral observada com thromboaspiration, estudos futuros devem ser cuidadosamente planejado para determinar a segurança do procedimento.

Descargar (PDF, Unknown)

S. Jolly
2015-05-20

Título original: Stroke in the TOTAL trial: randomised trial of manual aspiration thrombectomy in STEMI.

*

Top