Andexanet alfa: um bom antídoto para os agentes anti Xa

O Andexanet alfa induz uma rápida reversão do efeito anticoagulante dos inibidores do fator Xa em pacientes com sangramento maior ativo, de acordo com uma observação preliminar do estudo ANNEXA-4, que neste momento continua randomizando pacientes.

 

Este trabalho foi apresentado em Roma, no contexto do Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, e publicado simultaneamente no New England Journal of Medicine.

 

O Andexanet alfa é uma proteína recombinante do fator Xa humano que se uni ao inibidor do fator Xa para removê-lo da circulação. O ANNEXA-4 está randomizando pacientes com sangramento maior agudo dentro das 18 horas da administração da última dose do inibidor do fator Xa.

 

Foram apresentados os primeiros 67 pacientes, dos quais 32 tomavam rivaroxabana, 31 tomavam apixaban e 4 enoxaparina. 49% dos sangramentos foram digestivos e 42% intracranianos.

 

O Andexanet alfa se administra em bólus seguido de uma infusão. Após o bólus, a atividade do fator anti Xa caiu 89% nos pacientes que recebiam rivaroxabana e 93% naqueles que recebiam apixaban. Após 12 horas de tomada a infusão, conseguiu-se a hemostasia clínica em 79% dos pacientes.

 

 

Título original: Andexanet alfa for acute major bleeding associated with factor Xa inhibitors.

Apresentador: Stuart Connolly.

 

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top