SPRINT: objetivos mais baixos de tensão arterial para muitos hipertensos

Título original: A randomized trial of intensive versus standard blood-pressure control. Apresentador: Wright JR Jr.

O objetivo de tratamento da pressão arterial sistólica abaixo de 120 mm Hg em lugar do objetivo padrão de 140 mm Hg reduz a taxa de eventos clínicos adversos em pacientes não diabéticos de alto risco cardiovascular, como revela o ensaio SPRINT.

O custo disso, no entanto, é um aumento de alguns episódios adversos, incluindo quadros de hipotensão, síncope, anomalias eletrolíticas e lesão ou insuficiência renal aguda.

O SPRINT, realizado em 102 centros dos EUA, incluiu 9.361 pacientes ≥ 50 anos (média de idade de 68 anos) com uma pressão arterial sistólica de 130 a 180 mm Hg (média 139,7 mm Hg) e um risco cardiovascular alto. Os pacientes com diabetes ou antecedentes de AVC foram excluídos. O número médio de anti-hipertensivos utilizados no nível basal foi de 1,8, tanto no grupo de tratamento intensivo quanto no grupo de tratamento padrão.

Concluído o primeiro ano, a pressão sistólica média foi de 121,4 mm Hg no grupo submetido a tratamento intensivo e de 136,2 mm Hg no grupo submetido a tratamento padrão, observando-se valores similares durante todo o período de seguimento. A média de anti-hipertensivos utilizados foi de 2,8 e 1,8, respectivamente.

Observou-se uma diminuição do risco relativo de 25% e uma diminuição do risco absoluto de quase 0,5% no desfecho combinado com o objetivo de pressão arterial mais baixa.

*

Top