É seguro realizar angioplastia em centros sem apoio cirúrgico?

Realizar angioplastias coronárias em hospitais sem apoio cirúrgico parece seguro em uma grande variedade de pacientes, desde aqueles cursando um infarto com supradesnivelamento do segmento ST até aqueles que são submetidos a procedimentos eletivos.

 

Este trabalho surge para dar resposta a um longo debate: se os centros que não possuem capacidade cirúrgica ante uma eventual complicação podem ser considerados como centros de encaminhamento somente para angioplastia primária (angioplastias de emergência) ou também podem realizar procedimentos programados.

 

Os centros sem unidade de cirurgia se defendiam argumentando que o fato de realizar procedimentos programados garante a manutenção do treinamento para as urgências.

 

Este é o primeiro trabalho do “mundo real” que mostra que provavelmente seja seguro realizar angioplastias coronárias em centros sem cirurgia.

 

O estudo incluiu dados do Nationwide Inpatient Sample, com quase 7 milhões de pacientes que foram submetidos a angioplastia nos Estados Unidos entre 2003 e 2012. Em total, 5,7% dos procedimentos foram realizados em centros sem apoio cirúrgico e a proporção foi aumentando com o passar do tempo (1,8% em 2003 contra 12,7 em 2013; p < 0,001).

 

Os hospitais sem apoio cirúrgico realizaram mais frequentemente angioplastias primárias que os centros maiores que possuíam apoio cirúrgico (34% vs. 20%; p < 0,001).

  • A taxa de síndromes coronárias agudas sem supradesnivelamento foi similar (41,8% vs. 42,6%).
  • As angioplastias programadas foram mais frequentes nos centros com unidade cirúrgica (24,1% vs. 38,2%).
  • A mortalidade foi menor nos centros com unidade cirúrgica (1,4% vs. 1,9%; OR 0,74) embora a diferença tenha desaparecido ao ajustar pela indicação do procedimento (eletivo ou de emergência).

 

O volume anual de angioplastias foi inferior a 200 casos anuais em dois terços dos centros sem unidade cirúrgica.

 

Título original: Outcomes and temporal trends of inpatient percutaneous coronary intervention at centers with and without on-site cardiac surgery in the United States.

Apresentador:  Goel K.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top