TCT 2018 | SORT OUT IX: Stent livre de polímero e hastes ultrafinas vs. polímero bioabsorvível

A presença do polímero nos DES de 1ª e 2ª geração para permitir a eluição da droga se associou a uma resposta inflamatória crônica que poderia estar associada a reestenose, neoaterosclerose e trombose do stent.

TCT 2018 | SORT OUT IX: Stent libre de polímero y struts ultrafinos vs polímero bio absorbiblePor dita razão foram desenvolvidos os stents com polímero bioabsorvível ou diretamente sem polímero. Ambos sempre foram comparados com a geração de polímero permanente, mas nunca entre eles.

 

Este estudo randomizado, simples cego, que incluiu uma população não selecionada de pacientes, teve desenho de não inferioridade e comparou o stent eluidor de Biolimus A9 sem polímero (BioFreedom) com o stent eluidor de sirolimus de hastes ultrafinas e polímero bioabsorvível (Orsiro).

 

Foi indicada dupla antiagregação por 6 meses (AAS mais clopidogrel) em pacientes estáveis e durante um ano (AAS mais ticagrelor ou prasugrel) para os pacientes cursando síndromes coronarianas agudas.


Leia também: TCT 2018 | ReCre8 trial: Zotarolimus e polímero permanente vs. Amphilimus livre de polímero.


Foram incluídos 3.151 pacientes (1.572 para BioFreedom vs. 1.579 para Orsiro).

 

O desfecho primário foi a falha da lesão alvo (combinação clássica) que foi de 5,3% para BioFreedom vs. 4% para Orsiro, tendo este último alcançado a não inferioridade.

 

A trombose definitiva foi idêntica com 0,7% para cada dispositivo e observou-se uma vantagem para Orsiro em termos de revascularização com 1,3% vs. 3,5% do BioFreedom.


Leia também: TCT 2018 | LEADERS FREE II: DES sem polímero em alto risco de sangramento com 1 mês de anticoagulação.


O estudo alcançou a não inferioridade em uma população não selecionada (all comers), mostrando a segurança de ambos os dispositivos e observando-se uma vantagem para o Orsiro somente em termos de revascularização.

 

Título original: SORT OUT IX: A Randomized Trial Comparing a Polymer-Free Coronary Drug-Eluting Stent With an Ultra-Thin Strut Bioresorbable Polymer- Based Drug-Eluting Stent in an All-Comers Patient Population.

Apresentadora: Lisette Okkels Jensen.

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top