EuroPCR 2020 | Estamos ante o renascimento da denervação renal?

Análises adicionais do registro Global SYMPLICITY e do RADIANCE-HTN SOLO, ambos apresentados de forma virtual no EuroPCR 2020, podem ajudar a resgatar a denervação renal como uma alternativa a mais nos pacientes com hipertensão descontrolada. 

Os resultados do seguimento de 3 anos do registro SYMPLICITY mostraram reduções significativas e duradouras da tensão arterial sem importar a quantidade de medicamentos que os pacientes estivessem tomando. 

Os pacientes do RADIANCE-HTN SOLO submetidos a denervação (o estudo foi controlado com procedimento encoberto “sham”) também mostraram reduções sustentadas da tensão arterial. 

A denervação renal pode agir sobre a hipertensão independentemente da aderência dos pacientes e isso a diferencia de todas as outras estratégias.

O registro Global SYMPLICITY, com mais de 2800 pacientes tratados com os cateteres de radiofrequência Symplicity Flex e Spyral, mostrou uma diminuição de 16,7 mmHg da tensão arterial sistólica de consultório e de 9,2 mmHg da ambulatorial de 24 horas de forma sustentada nos 3 anos de seguimento.


Leia também: EuroPCR 2020 | Revascularização vs. tratamento médico inicial em pacientes crônicos.


Os eventos cardiovasculares como morte (5,5%), morte cardiovascular (2,9%), AVC (4,5%) e hospitalização por insuficiência cardíaca (4%) estão dentro das faixas esperáveis para esta população de alto risco. Por outro lado, o desenvolvimento de estenose da artéria renal maior ou igual a 70% foi de apenas 0,3%.

O estudo confirma a eficácia a longo prazo e a segurança do procedimento. 

Título original: Three-year safety and efficacy in the Global SYMPLICITY Registry: impact of anti-hypertensive medication burden on blood pressure reduction.

Referência: Mahfoud F. Presentado en forma virtual en el EuroPCR 2020.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top