OPTIMIZE: 3 meses vs 12 de dupla antiagregação pós angioplastia com DES

Atualmente a recomendação é de 12 meses de dupla antiagregação logo de uma angioplastia com stent farmacológico. Este estudo comparou o esquema de 3 meses vs 12 meses de dupla antiagregação logo da angioplastia com stent eluidor de zotarolimus em pacientes do mundo real.

Foi um estudo prospectivo e multicêntrico que randomizou 1563 pacientes a receber aspirina e clopidogrel por 3 meses, e 1556 a receber ambas drogas por 12 meses. O critério de avaliação primário foi morte, infarto, stroke e sangramento maior em um ano.

Não foi observada diferença significativa entre os dois grupos quanto à incidência do critério de avaliação primário com 5.8% de eventos para 12 meses de doble antiagregação vs 6% para 3 meses. Com estes resultados a estratégia de 3 meses atingiu o critério de não inferioridade. Também não foram observadas diferenças na incidência de trombose do stent.

Descargar (PDF, Unknown)

Fausto Feres
2013-10-31

Título original: OPTIMIZE: A Prospective, Randomized Trial of Three Months vs. 12 Months of Dual Antiplatelet Therapy After PCI

*

Top