TCT 2020 | A Acurate Neo não alcança a não inferioridade vs. a CoreValve Evolut

A válvula autoexpansível Acurate Neo (Boston Scientific) não conseguiu demonstrar a não inferioridade vs. a válvula autoexpansível CoreValve Evolut (Medtronic), no estudo SCOPE 2 publicado na Circulation e apresentado simultaneamente no Congresso TCT 2020 virtual

TCT 2020 | La Acurate Neo no alcanza la no inferioridad vs la CoreValve Evolut

Más notícias para a Acurate Neo que já tinha falhado na demonstração da não inferioridade vs. a válvula balão-expansível Sapien 3, no estudo SCOPE 1 (30 dias de seguimento) apresentado no Congresso TCT do ano passado.

Este trabalho cabeça a cabeça das duas válvulas autoexpansíveis supra-anulares mostrou que a já aprovada CoreValve Evolut é uma melhor opção no tratamento da estenose aórtica. 

O desfecho primário de morte ou AVC em seguimento de 1 ano foi de 15,8% para os pacientes que receberam a Acurate Neo vs. 13,9% para aqueles que receberam a CoreValve Evolut. Com essa diferença a Acurate Neo falhou em alcançar a não inferioridade. A mortalidade por qualquer causa foi similar, mas a mortalidade cardíaca foi maior para a válvula da Boston.

A insuficiência paravalvar moderada ou severa em 30 dias também foi significativamente maior com a Acurate Neo (10% vs. 3%; p=0,002).


Leia também: TCT 2020 | Eficácia do dispositivo de proteção cerebral TriGUARD 3 durante o TAVI.


O SCOPE foi realizado em 23 centros de alto volume da Europa e incluiu 796 pacientes com mais de 75 anos de idade e de alto risco cirúrgico. 

A Acurate Neo teria como vantagem, um melhor acesso futuro às coronárias e uma menor taxa de marca-passos definitivo ou bloqueio do ramo esquerdo, porém isso deve ser contrabalanceado com uma maior taxa de insuficiência aórtica paravalvar vs. as duas válvulas gold standard.

A Boston se prepara com um novo modelo do dispositivo com uma vedação anular que se adaptaria melhor às anatomias irregulares e calcificadas, diminuindo a insuficiência aórtica paravalvar. Uma redução da insuficiência paravalvar poderia impactar na mortalidade observada em 30 dias e em um ano.

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Comparison of self-expanding bioprostheses for transcatheter aortic valve replacement in patients with symptomatic severe aortic stenosis: the SCOPE 2 randomized clinical trial.

Referência: Capodanno D et al. Circulation. 2020; Epub ahead of print y presentado simultáneamente en el congreso TCT 2020 virtual.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top