AHA 2020 | As estatinas confirmam seu benefício na população idosa

Os pacientes idosos (> de 70 anos) com altos níveis de colesterol foram sistematicamente excluídos dos estudos randomizados com estatinas, apesar do alto risco de apresentarem eventos cardiovasculares. Apresentado nas sessões científicas do AHA 2020 e simultaneamente publicados no Lancet, surge este trabalho que incluiu pacientes entre 70 e 100 anos de idade para a prevenção primária. 

A utilização de terapias para diminuir o colesterol na população idosa (estatinas, ezetimibe e inibidores de PCSK9) reduz a taxa de eventos cardiovasculares tanto quanto na população mais jovem.

O risco diminui 26% por cada 39 mg/dl de redução de LDL e tal magnitude não se modifica com a idade (p = 0,37 para a interação).

O risco basal de eventos na população idosa é maior, e ao mesmo tempo, a redução relativa de eventos com terapias para diminuir o colesterol é similar à da população mais jovem. Tal fato nos leva a pensar que o impacto em termos absolutos sobre os eventos cardiovasculares na população idosa será muito significativo.

A ideia de muitos médicos é que se o paciente chegou aos 70 anos de idade sem nenhum tratamento para o colesterol e sem eventos cardiovasculares, é porque trata-se de pessoas muito saudáveis. Incorporar estatinas como prevenção primária em dita população somente acrescentaria custos e eventuais efeitos adversos das drogas. É necessário banir essa ideia. O benefício para a população idosa é idêntico ao observado na população mais jovem.


Leia também: AHA 2020 | Aumenta a alta precoce no TAVI com um curso esperado.


Os delineamentos da ACC/AHA deveriam ser revisados com estes novos dados. Sugere-se um corte de 75 anos de idade ou menos para uma terapia intensiva para diminuir o colesterol, e flexibiliza-se a recomendação para os pacientes de mais idade.

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Elevated LDL cholesterol and increased risk of myocardial infarction and atherosclerotic cardiovascular disease in individuals aged 70-100 years: a contemporary primary prevention cohort.

Referência: Mortensen MB et al. Lancet. 2020; Epub ahead of print y presentado simultáneamente en las sesiones científicas del AHA 2020.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top