POLAR ACS: plataforma bioabsorvível en síndromes coronarios agudos

Los dispositivos bioabsovíveis são considerados seguros e eficazes para os pacientes estáveis mas ainda existe pouca informação com respeito à sua utilização em pacientes agudos. O registro POLAR ACS (POLishAbsorb Registry for ACS Patients) é um estudo multicêntrico que incluiu 88 pacientes cursando uma síndrome coronário aguda sem supradesnível do ST que receberam a plataforma bioabsorvível. O objetivo do estudo foi avaliar a segurança e eficácia do dispositivo e a ocorrência de eventos clínicos durante a internação. A pré-dilatação do vaso foi altamente recomendada. Todos os pacientes finalizaram o procedimento com fluxo TIMI 3 e apenas em um houve necessidade de uma nova angioplastia de emergência. 

Conclusão: O registro inicial demonstrou que o implante deste tipo de dispositivos em pacientes com síndromes coronárias agudas é seguro. O estudo tem como objetivo incluir 100 pacientes para ser publicado. 

Comentário editorial: a necessidade de pré-dilatar para implantar este tipo de dispositivos pode ser uma desvantagem para os pacientes agudos com placas instáveis. A medida que maior experiência com estas plataformas for acumulada será possível selecionar melhor os pacientes que podem ser beneficiados, tanto os estáveis como aqueles cursando uma síndrome coronária aguda.

Descargar (PDF, Unknown)

Dariusz Dudek, MD.
2013-05-22

Título original: Bioresorbable vascular scaffolds in patients with ACS – The multicenter registry in Poland: POLAR ACS.

 

*

Top