DKCRUSH-III: Técnica de Crushing vs Culotte para o tronco da coronária esquerda

A angioplastia do tronco da coronária esquerda distal não protegido com 2 stents apresenta os resultados menos favoráveis no segmento. A técnica de kissing duplo (DK) e a técnica Culotte tem se relatado como eficazes para o tratamento de lesões de bifurcação, porém, isto não tem se testado nunca para o tronco da coronária esquerda. 

O estudo DKCRUSH-III investigou as diferenças nos eventos adversos cardíacos (MACE) a 12 meses entre a técnica do crush e a técnica de Culotte para a angioplastia do tronco distal. Um total de 420 pacientes com lesões da bifurcação do tronco em 15 centros foram assignados aleatoriamente a receber tratamento com a técnica do crush (n = 210) ou Culotte (n = 209). O ponto final primário foi a aparição de MACE aos 12 meses, incluindo morte cardíaca, infarto de miocárdio e/ ou revascularização do vaso-alvo. A reestenosis e a perda tardia de lúmen aos seis meses foram o critério de avaliação secundário. 

A taxa de trombose do stent (TS) foi utilizada como ponto final de segurança. O grupo de pacientes que receberam a técnica de Culotte tiveram uma maior reestenosis em comparação com o grupo do crushing. A trombose foi de 1% para o grupo Culotte e não se relatou trombose para o grupo crushing

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Chen Shaoliang
2013-03-12

Título original: Comparison of DK crush versus culotte stenting for unprotected distal left main bifurcation lesions

*

Top