GOPCABE: resultados similares da cirurgia com ou sem bomba em pacientes idosos

Fundamentos: Ainda há muito debate sobre um possível benefício da cirurgia de revascularização miocárdica (CABG) sem circulação extracorpórea (CEC), em comparação com a cirurgia com bomba. No entanto, um estudo randomizado não foi capaz de confirmar este benefício. O objetivo destes estudos foi comparar o MACCE (morte, IAM, AVC, revascularização repetida e uma nova diálise) da revascularização cirúrgica com e sem circulação extracorpórea em pacientes acima de 75 anos. 

Métodos e resultados: Estudo multicêntrico que randomizou 2.539 pacientes acima de 75 anos para CABG com CEC e sem CEC. Após 30 dias da cirurgia, não houve diferença significativa entre os pacientes que foram submetidos cirurgia sem bomba e os que foram submetidos à cirurgia com CEC em termos do resultado composto (7,8% em contraste com 8,2%, odds ratio, 0,95, intervalo de confiança de 95% [IC]: 0,71 a 1,28, P = 0,74) ou quando foram analisados por separado os quatro componentes (morte, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio ou nova diálise). A revascularização foi mais frequente depois de CAGB com CEC (1,3% em contraste com 0,4%, odds ratio 2,42, IC de 95%: 1,03 a 5,72, P = 0,04). Após 12 meses, não houve diferenças significativas entre os grupos no resultado composto (13,1% em contraste com 14,0%, quociente de risco 0,93, 95% CI, 0,76 a 1,16, P = 0,48) ou qualquer dos componentes individuais.

Conclusão: O estudo randomizado GOBCABE não mostrou diferenças significativas entre a revascularização com e sem circulação extracorpórea em 30 dias e em um ano.

Comentários: Este estudo não mostrou diferenças entre a cirurgia CABG com e sem circulação extracorpórea em uma população de alto risco (anciãos) e, portanto, mais exposta às complicações da bomba. Não foi avaliado o estado cognitivo e a qualidade de vida depois da cirurgia, o que é uma limitação. Existem muitas variáveis de confusão que podem ocorrer com a experiência do cirurgião com essa técnica.

Descargar (PDF, Unknown)

Anno Diegeler
2013-03-11

Título original: The German Off-Pump Coronary Artery Bypass Grafting in Elderly Patients (GOPCABE) Study. // Presentador:

*

Top