MSC-HFTrial: Auto transplante de células mesenquimais poderia melhorar a função ventricular em pacientes cominsuficiência cardíaca de causa isquêmica

Este é um estudo em fase 2, randomizado 2:1, duplo cego e controlado com placebo que incluiu 59 pacientes com insuficiência cardíaca avançada de etiologia isquêmica submetidos a autotransplante de células mesenquimais derivadas de medula óssea através da injeção intra miocárdica com o sistema Noga-XP. O desfecho primário foi a modificação no volume de fim de sístole medido por ressonância outomografiaaos 6 meses.

Foi observada uma redução no volume de fim de sístole com a injeção das células mesenquimais não observado no grupo placebo. Afração de ejeção aumentou no grupo células mesenquimais com uma diferença absoluta de 6.8% (p<0.001).

Conclusão

Observou-se melhora do volume de fim de sístole e na fração de ejeção com o auto transplante de células mesenquimais em pacientes com insuficiência cardíaca de origem isquêmico.

Descargar (PDF, Unknown)

Anders Bruun Mathiasen
2014-03-31

Título original: Autotransplantation of Bone Marrow Derived Mesenchymal Stromal Cells in Patients with Severe Ischemic Heart Failure: The MSC-HF Trial.

*

Top