ESC 2022 | TIME STUDY

O estudo TIME, apresentado pelo Dr. Thomas MacDonald, é um estudo randomizado de mais de 21.000 pacientes com hipertensão arterial com um seguimento que ultrapassa os 5 anos. 

ESC 2022

Como é amplamente sabido, a hipertensão arterial é a primeira causa global de morte prematura, sendo responsável por quase 10 milhões de mortes em 2015, dentre as quais 4,9 milhões foram por cardiopatia isquêmica e 3,5 milhões por AVC. A pressão arterial noturna é um melhor preditor de eventos cardiovasculares que a diurna, e segundo os resultados do estudo Hygia observou-se que a administração de medicação durante a noite teria um efeito protetor com relação aos eventos cardiovasculares. 

A partir desses dados foi elaborado o estudo TIME, que é um estudo prospectivo e randomizado cujo objetivo foi elucidar se a administração de medicação anti-hipertensiva durante a tarde melhoraria os eventos cardiovasculares com relação à administração da medicação de manhã. 

Foram randomizados 1:1 os pacientes que tomavam pelo menos um anti-hipertensivo, com administração do fármaco durante a manhã ou no horário vespertino. O desfecho primário (DP) foi uma combinação de hospitalização por IAM não fatal, AVC não fatal ou morte vascular. 

Leia também: TAVI em bicúspides: os resultados são os mesmos em homens e mulheres?

Foram incluídos 21.104 pacientes com uma idade média de 65 anos, 58% da população estava composta de homens e o seguimento médio foi de 5,2 anos. O DP se evidenciou em 3,4% dos pacientes que tomaram a medicação de manhã vs. 3,7% nos que a tomaram à tarde (HR 0,95, IC 95% 0,83-1,10; p = 0,53). Esses resultados não variaram entre os distintos subgrupos analisados. 

Conclusão

Neste estudo, com uma coorte de pacientes muito importante, não se evidenciaram mudanças com relação à ocorrência de IAM, AVC ou morte vascular entre os distintos horários de administração do tratamento anti-hipertensivo. 

TIME STUDY ESC 2022
Dr. Omar Tupayachi

Dr. Omar Tupayachi.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Fonte: MacDonald TM. TIME – the Treatment in Morning versus Evening study. Presentado en el Congreso Europeo de Cardiología ESC 2022. Agosto 26, 2022. Barcelona, España.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top