ESC 2022 | PERSPECTIVE: Eficácia e segurança do sacubitril / valsartan em comparação com valsartan na função cognitiva de pacientes com insuficiência cardíaca e função preservada

Um número situado entre 30% e 80% dos pacientes com insuficiência cardíaca (IC) apresentam algum tipo de comprometimento cognitivo, com maior risco de apresentar demência em comparação com a população geral. 

ESC 2022 |

Um dos componentes do sacubitril/valsartan inibe a neprilisina, que é uma das enzimas envolvidas na degradação do amiloide β (doença de Alzheimer), motivo pelo qual dita inibição poderia piorar a deterioração cognitiva. 

O estudo PERSPECTIVE é o primeiro trabalho randomizado que avalia o efeito a longo prazo do sacubitril/valsartan em comparação com o valsartan na função cognitiva dos pacientes com IC, com fração de ejeção > 40%. 

Foram randomizados 1:1 592 pacientes de 137 centros, de 20 países. A idade média foi de 72,4 anos e 46,8% dos pacientes eram mulheres. O desfecho primário (DP) foi a mudança na função cognitiva em três anos, desfecho que foi avaliado segundo o CogState score (GCCS). 

O DP não apresentou diferenças significativas em comparação com os pacientes tratados com valsartan. Foi usada para a análise a diferença mínima de quadrados (least square mean), observando-se uma diferença de -0,180 (IC 95% -0,1230-0,0870; p = 0,74). 

Leia também: ESC 2022 | SECURE Trial.

Por outro lado, foi feita uma avaliação do depósito β amiloide no cérebro através de PET, evidenciando menor depósito naqueles pacientes tratados com sacubitril/valsartan. 

O Dr. McMurray postulou que a partir deste estudo fica evidenciada a segurança do tratamento com sacubitril/valsartan a respeito da função cognitiva dos pacientes com IC. 

Dr. Omar Tupayachi

Dr. Omar Tupayachi.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Fuente: McMurray J. Neprilysin inhibition does not affectcognitive function in patientswith heart failure (PERSPECTIVE Trial). Apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia ESC 2022. Agosto 26, 2022. Barcelona, Espanha.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top