TCT 2022 | PROTECTED TAVR

O acidente vascular cerebral (AVC) continua sendo uma complicação importante dos implantes percutâneos da valva aórtica (TAVR), com uma mortalidade de 16,7% em 30 dias. Inclusive em ausência de sintomas observou-se que a maioria dos pacientes (entre 68% e 93%) apresentaram algum tipo de defeito na imagem de difusão pós-TAVR.

TCT 2022

O dispositivo de proteção cerebral (DPC) Sentinel (Boston Scientific) recebeu a aprovação da FDA para a captura do material embolígeno que pode gerar o TAVR, com o objetivo de diminuir o risco de dano neuronal periprocedimento. No estudo pivô realizado, observou-se que foi efetivo na captura de detritos em 99% dos casos, o que não significou uma redução do volume de lesão neurológica quantificada por imagens. 

O PROTECTED TAVR foi um trabalho prospectivo, multicêntrico e randomizado cujo objetivo foi investigar se o uso do dispositivo DPC Sentinel poderia reduzir o risco de AVC periprocedimento naqueles pacientes com estenose aórtica severa tratados por via transfemoral. Foram excluídos os pacientes com doença estenótica de 70% ou mais da carótida comum esquerda ou da artéria braquicefálica. 

O desfecho primário (DP) foi a presença de AVC clínico dentro das 72 horas pós-TAVR ou prévio à alta hospitalar. A neuroimagem não foi feita de maneira rotineira em busca de infarto cerebral assintomático. Outros desfechos analisados foram a mortalidade por todas as causas, a combinação de AVC, AIT ou delírio e injúria renal aguda. 

Leia também: TCT 2022 | Reparação borda a borda em pacientes com insuficiência mitral severa e choque cardiogênico: análise do registro TVT

Obtiveram-se dados de 3000 pacientes de 51 centros. O implante bem-sucedido de DPC foi realizado em 94,4% dos casos, a idade média dos pacientes foi de 78,9 anos e o risco STS médio foi de 3,4 ± 2,7%.

Não houve diferenças significativas na incidência do DP entre o grupo DPC e o grupo controle (2,3% vs. 2,9%, diferença de 0,6%; IC 95% -1,7% a 0,5%; p = 0,30). Ao analisar a mortalidade por todas as causas e a combinação de AVC, AIT ou delírio não se evidenciaram diferenças significativas. Observou-se muito baixa taxa de complicações vasculares no acesso (0,1%). 

Na análise multivariada foi observado maior índice de AVC no sexo feminino (OR 1,93, IC 95% 1,20-3,12) ao passo que o uso de válvulas expansível por balão se associou inversamente com eventos vasculares (OR 0,46, IC 95% 0,28-0,76).

Conclusões

Evidenciou-se que os dispositivos de proteção cerebral apresentam uma alta taxa de sucesso em seu implante. Contudo, tanto na análise dos desfechos de neuroimagens no estudo randomizado pivô quanto neste trabalho com um evento de impacto clínico com o AVC, não se evidenciou seu benefício para a população incluída no estudo. 

Dr. Omar Tupayachi

Dr. Omar Tupayachi.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Fonte: Cerebral Embolic Protection During Transcatheter Aortic Valve Replacement: The
PROTECTED TAVR Study, presentado por Samir R. Kapadia, MD en TCT Congress, Boston, EE.
UU. 17 septiembre de 2022.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top