Avanços no tratamento da insuficiência tricúspide

A história natural da insuficiência tricúspide se associa a internações por insuficiência cardíaca e mortalidade. Por tal motivo as diretrizes da AHA/ACC recomendam seu tratamento cirúrgicos quando a insuficiência se apresenta durante uma cirurgia valvar esquerda, devido ao fato de sua lenta progressão se relacionar com uma elevada mortalidade (35%). 

Avances en el tratamiento de la insuficiencia tricuspídea

Muitos desses pacientes apresentam um alto risco e o tratamento endovascular se impõe como uma alternativa interessante, mesmo apresentando, na atualidade, uma taxa de complicações intra-hospitalares de 5% a 9%, dependendo das séries. 

Foi feita uma análise do seguimento de 1 ano do estudo CLASP TR que incluiu 65 pacientes com insuficiência tricúspide. Utilizaram-se os dispositivos PASCAL e PASCAL ACE. 

A idade média foi de 77 anos, mais da metade da população esteve constituída por mulheres, 15% apresentava diabetes, 30% doença coronariana, 6% infarto, 10% AVC, 28% ascite, 9% cirrose e 7% sangramento intestinal. 

43% da população incluída tinha deterioração da função renal e o eGFR foi de 53 ml/m.

30% tinha sido submetida a uma cirurgia de revascularização miocárdica (CRM), 16% a cirurgia ou intervenção na valva aórtica e 20% a cirurgia ou intervenção na valva mitral. Além disso, 14% tinha marca-passo. 

Leia também: Balões recobertos de fármacos: relação entre grau de calcificação em lesões femoropoplíteas e seus resultados clínicos.

Todos estavam em classe funcional (CF) III-IV e o STS de mortalidade era de 5%. 

97% apresentava insuficiência tricúspide severa, massiva ou torrencial. 

O sucesso do implante foi de 90,8% e na maioria dos casos se implantou entre um e dois dispositivos. 

Em 30 dias a mortalidade foi de 3,1%, a taxa de AVC foi de 1,5% e não houve necessidade de reintervenção. 

Leia também: Qual a utilidade do IVUS nas angioplastias dos membros inferiores?

Entre os 30 dias e o primeiro ano 3 pacientes apresentaram morte cardiovascular, 2 apresentaram AVC e um foi a reintervenção. 

Em 1 ano na sobrevida foi de 87,9% e a liberdade de internação por insuficiência cardíaca foi de 78%. 92% dos pacientes se encontravam em classe funcional I-II, 86% apresentavam insuficiência tricúspide leve a moderada com uma melhora significativa na qualidade de vida e no teste de caminhada dos 6 minutos. Na análise ecocardiográfica houve uma redução significativa do diâmetro do anel tricúspide, do jato regurgitante, do diâmetro de fim de diástole do ventrículo direito, do diâmetro do átrio direito, do volume do átrio direito e do diâmetro da veia cava. 

A redução anualizada das internações por insuficiência cardíaca pré e pós-implante do dispositivo foi de 56%. 

Conclusão

O dispositivo PASCAL demostrou uma redução da taxa de complicações e uma alta taxa de sobrevida com uma melhora sustentada da redução da insuficiência tricúspide, da capacidade funcional e da qualidade de vida em um ano. 

Dr. Carlos Fava - Consejo Editorial SOLACI

Dr. Carlos Fava.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Título Original: 1-Year Outcomes of Transcatheter Tricuspid Valve Repair.

Referência: Kodali, et al. J Am Coll Cardiol 2023;81:1766–1776.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top