01- A FDA aprova o ticagrelor em pacientes de alto risco como prevenção primária
A FDA aprovou esta nova indicação do ticagrelor como prevenção primária em pacientes sem antecedente de infarto ou AVC, mas com diagnóstico de doença coronariana e um perfil de risco alto.
Leia mais AQUI
02- Estimando o risco de infecção no pessoal de saúde
Em linhas gerais, um de cada 100 trabalhadores da saúde em hospitais que recebem pacientes positivos para Covid-19 acabam se infectando. Estes dados não são homogêneos nos diferentes países e regiões do mundo e tampouco implicam que estar na primeira linha resulte necessariamente em um maior risco.
Leia mais AQUI
03- Engrossamento e imobilidade das válvulas no Evolut Low Risk
O engrossamento e imobilidade das válvulas causados pela trombose têm sido relatados em relação às válvulas biológicas, tanto cirúrgicas quanto por cateter.
Leia mais AQUI
04- Stents em placas lipídicas vs. fibrocálcicas: diferente prognóstico?
A angioplastia coronariana com stents farmacológicos contemporâneos em placas ateroscleróticas ricas em lipídios não se relacionou com um aumento de eventos periprocedimento a longo prazo em comparação com as placas sem uma quantidade significativa de lipídios.
Leia mais AQUI
05- Covid-19 e o dano colateral que ninguém contabiliza
O Dr. Metzler e seus colaboradores realizaram uma busca retrospectiva para conhecer o impacto da pandemia por Covid-19 sobre o diagnóstico e tratamento das síndromes coronarianas agudas durante o mês de março de 2020 na Áustria. O que eles fizeram foi, basicamente, tentar traduzir em cifras o dano colateral que todos nós imaginamos mas que nenhum governo informa.
Leia mais AQUI
06- Infartos com choque cardiogênico: múltiplos vasos vs. somente vaso culpado: há novidades?
Durante quase 20 anos ninguém discutiu o Shock Trial, estudo que marcou a prática de revascularizar as lesões nos infartos com supradesnivelamento do segmento ST e choque cardiogênico.
Leia mais AQUI
07- Diagnóstico não invasivo de espasmo coronariano: é recomendável?
Os testes não invasivos convencionais para detectar doença coronariana obstrutiva mediante a indução de isquemia miocárdica não são úteis para diagnosticar espasmo coronariano nos segmentos epicárdicos ou na microvasculatura.
Leia mais AQUI
08- Momento ideal para intervir em infartos sem ST e sem carga de antiagregantes
Os pacientes com uma síndrome coronariana aguda SEM elevação do segmento ST (NSTEMI) em curso e que NÃO são tratados previamente com um inibidor do receptor P2Y12 se beneficiam com uma estratégia invasiva muito precoce.
Leia mais AQUI
09- Ruptura contida do anel aórtico no TAVI: que procedimento adotar?
A ruptura do anel aórtico é um evento catastrófico que se apresenta em aproximadamente 0,9% dos casos, mas existe outra entidade que é a ruptura contida do anel. Esta última está relacionada com o oversizing do dispositivo e com a calcificação do anel e é diagnosticada mediante TAC com uma frequência de até 5%.
Leia mais AQUI
10- SOLACI Peripheral | Discussão de Caso Clínico
Diretamente do nosso Departamento SOLACI Peripheral estamos promovendo a discussão de casos clínicos desafiadores sobre intervenções periféricas para incentivar a participação e interação com membros da SOLACI.
Leia mais AQUI
Receba resumos com os últimos artigos científicosSubscreva-se a nossa newsletter semanal
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.