Mais um chega ao fim e a SOLACI propõe repassar os trabalhos mais lidos da nossa web em um tópico muito importante, que é a doença vascular periférica.
Mantenha-se atualizado conosco.
A Dra. Ana Paula Mollón (Arg.) nos apresenta um caso sobre “Recanalização de Artérias Femoral Comum, Superficial e Profunda”. Trata-se do 6º caso clínico apresentado pelo SOLACI Perifheral. A intenção deste espaço é promover e aprofundar o intercâmbio de experiências e opiniões para continuarmos aperfeiçoando nossos conhecimentos em cardiologia intervencionista.
Leia mais AQUI
02- Tromboaspiração vs. trombectomia com stent retrátil: o lugar do AVC é a chave da questão?
A trombectomia com stent retrátil e a aspiração direta são consideradas equivalentes em termos de eficácia para os AVCs isquêmicos agudos da circulação anterior. Isso é realmente assim? Este trabalho recentemente publicado na Stroke comparou a segurança e eficácia de uma e outra técnica de acordo com cada segmento tratado.
Leia mais AQUI
03- Manejo dos aneurismas da aorta abdominal em 2021
Os aneurismas da aorta abdominal são aqueles que possuem um diâmetro aórtico de mais de 3 cm. Seu principal perigo é o risco de ruptura e posterior morte por hemorragia. Em consequência, o objetivo do tratamento é reparar o aneurisma antes da ruptura.
Leia mais AQUI
04- Veja novamente nosso Webinar sobre Angioplastia de Membros Inferiores. Registro LATAM Peripheral
Veja novamente nosso Webinar sobre “Angioplastia de Membros Inferiores. Registro LATAM Peripheral” em nossa conta do YouTube.
Leia mais AQUI
05- Carótida ocluída contralateral define a estratégia de revascularização
Uma lesão significativa na artéria carótida interna somada à oclusão da carótida contralateral é um óbvio fator de alto risco para um procedimento de revascularização. Segundo esta recente publicação feita no JACC, no entanto, isso é válido para a cirurgia mas não para a angioplastia.
Leia mais AQUI
06- Antiagregação plaquetária no AVC ou no AIT: simples ou dupla?
A antiagregação plaquetária é fundamental para prevenir eventos trombóticos após um acidente isquêmico transitório (AIT) ou um AVC isquêmico. O papel da aspirina está bem estabelecido nesse cenário, mas está surgindo evidência para um período curto de dupla antiagregação (DAPT). Agora, a pergunta que não quer calar é se dita estratégia pode evitar AVCs recorrentes sem pagar o preço dos sangramentos.
Leia mais AQUI
07- Diabetes e doença vascular periférica: velhas drogas com nova evidência
Este trabalho recentemente publicado no JAHA mostrou que os pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que apresentam doença vascular de membros inferiores se beneficiam com a combinação de cilostazol e clopidogrel.
Leia mais AQUI
08- ACC 2021 | VOYAGER PAD: utilidade da rivaroxabana após de uma angioplastia periférica
Os pacientes com doença vascular periférica submetidos a angioplastia em território dos membros inferiores se beneficiam com o tratamento com rivaroxabana segundo o estudo VOYAGER PAD apresentado nas sessões científicas do ACC 2021 e simultaneamente publicado no JACC.
Leia mais AQUI
Nesta oportunidade, o Dr. Daniel Zanuttini (Arg.) nos apresenta um caso sobre Correção de “Endoleak” tipo I b em paciente pós-tratamento híbrido minimamente invasivo em dissecção de aorta tipo A”. Trata-se do 8º caso clínico apresentado pelo SOLACI Perifheral. A intenção deste espaço é promover e aprofundar o intercâmbio de experiências e opiniões para continuarmos aperfeiçoando nossos conhecimentos em cardiologia intervencionista.
Leia mais AQUI
10- Solução para a regurgitação tipo 1 A após uma endoprótese abdominal
As regurgitações tipo 1 proximais após a reparação endovascular de um aneurisma de aorta abdominal infrarrenal apresentam uma alta complexidade de resolução e não existe um consenso sobre a solução mais adequada.
Leia mais AQUI
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos