TCT 2017 | ORBITA: o efeito placebo da angioplastia

Gentileza da SBHCI.

Os pacientes com angina crônica estável e lesões coronarianas severas que recebem angioplastia de um vaso não mostram melhores resultados em termos de sintomas e capacidade de exercício que aqueles que recebem um procedimento placebo “sham procedure”, conforme os resultados deste trabalho apresentado no TCT e publicado simultaneamente na Lancet.

TCT 2017 | ORBITA: el efecto placebo de la angioplastia

O curioso resultado deste trabalho deixou todo o painel devoto da revascularização com a boca aberta, embora seja importante esclarecer que todos os pacientes tinham lesões de um único vaso e função ventricular conservada. Este é, sem dúvida, o primeiro trabalho apresentado de angioplastia controlada com placebo.


Leia também: TCT 2017 | PREVAIL: Resultados finais do dispositivo Watchman”.


Para os autores do trabalho, os resultados do ORBITA poderiam reduzir o grau de recomendação de angioplastia nos guias para os pacientes estáveis.

 

O estudo ORBITA incluiu 200 pacientes com angina ou equivalentes anginosos e ao menos uma lesão significativa por angiografia em um único vaso. Os pacientes foram incluídos em um programa de 6 semanas de otimização do tratamento médico e todos foram submetidos a um procedimento que compreendeu angiografia e medição do FFR ou iFR antes da randomização a angiografia ou placebo.


Leia também: TCT 2017 | SENIOR: DES com polímero reabsorvível e tempo de dupla antiagregação curto em pacientes idosos”.


Seis semanas após a angiografia ou o procedimento placebo, os pacientes que receberam angioplastia mostraram uma melhora significativa da tolerância ao exercício e aqueles que receberam o procedimento placebo também mostraram uma melhora, embora não tenha sido significativa com relação ao basal. Quando se comparou a diferença entre ambos os grupos, a mesma não alcançou a significância estatística.

 

Definitivamente 200 pacientes são poucos para mudar o que vem sendo feito durante anos, mas sem sombra de dúvida este trabalho dará o que falar.

 

Gentileza da SBHCI.

 

Título original: Percutaneous coronary intervention instable angina (ORBITA): a double-blind, randomized trial.

Apresentadora: Al-Lamee R.

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

One Comment;

*

Top