TCT 2017 | Estudo TRI-REPAIR e estudo FORMA: novos dispositivos para a “valva esquecida”

Gentileza da SBHCI.

Dois novos tratamentos percutâneos para a insuficiência tricúspide severa funcional mostraram bons resultados em 30 dias segundo seus respectivos estudos de factibilidade.

TCT 2017 | Estudio TRI-REPAIR y estudio FORMA: nuevos dispositivos para la “válvula olvidada”

Esquecida por um longo tempo, a valva tricúspide está ganhando notoriedade à medida que surge informação que relaciona a insuficiência da mesma com um aumento da mortalidade.

 

Os primeiros estudos utilizaram de maneira compassiva dispositivos originalmente desenhados para a valva aórtica ou a valva mitral em pacientes que não tinham nenhuma outra opção de tratamento. As valvas tricúspides eram muito frágeis e, logicamente, de alto risco cirúrgico.


Leia também: TCT 2017 | SENIOR: DES com polímero reabsorvível e tempo de dupla antiagregação curto em pacientes idosos”.


Os trabalhos TRI-REPAIR e FORMA são os primeiros a mostrar dispositivos dedicados para a valva tricúspide.

 

O estudo TRI-REPAIR testou o dispositivo Cardioband Tricuspid Repair System (Edwards Lifesciences), que produz uma redução do anel com o mesmo conceito do Cardioband utilizado na valva mitral.

 

Foram incluídos 30 pacientes sintomáticos em classe III ou IV. O dispositivo alcançou o sucesso técnico em todos os pacientes e sem eventos adversos severos no procedimento. Em 30 dias faleceram dois pacientes por causas não relacionadas.


Leia também: TCT 2017 | ORBITA: o efeito placebo da angioplastia”.


O ecocardiograma mostrou uma redução de 50% do orifício regurgitante e de 31% da vena contracta (p < 0,001).

 

O estudo FORMA testou o dispositivo homônimo desenhado especialmente para a tricúspide (Edwards Lifesciences). O dispositivo age com um espaçador posicionado no nível do orifício regurgitante e ancorado no ápex do ventrículo direito e da veia subclávia para que as valvas nativas possam coaptar.

 

O trabalho incluiu 30 pacientes e teve algumas dificuldades para implantar o dispositivo por problemas na veia subclávia ou perfurações do ventrículo direito quando de sua ancoragem no ápex. A próxima geração do dispositivo deveria assegurar uma ancoragem mais previsível.

 

Gentileza de la SBHCI.

 

Títulos originales:

-TRI-REPAIR: 30-Day outcomes of transcatheter TV repair in patients with severe secondary tricuspid regurgitation.

-The FORMA early feasibility study: 30-day outcomes of transcatheter tricuspid valve therapy in patients with severe secondary tricuspid regurgitation.

 

Descargar (PDF, Unknown)

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top