TCT 2018 | LRP: tecnologia infravermelha para detectar pacientes e placas vulneráveis

Apesar do tratamento médico otimizado e da modificação dos fatores de risco, os pacientes podem permanecer longos períodos assintomáticos para logo apresentar uma síndrome coronariana aguda sem que possamos prever quando isto ocorrerá.

TCT 2018 | LRP: tecnología infrarroja para detectar pacientes y placas vulnerablesPor tal motivo seria muito importante poder detectar os pacientes que apresentam placas vulneráveis e que se encontram em maior risco.

 

A espectroscopia intravascular (NIRS) está disponível com um cateter dual que ademais pode registrar IVUS.

 

Foram incluídos 1.563 pacientes com suspeita de doença coronariana. Avaliou-se com NIRS e IVUS em duas ou mais artérias, realizando-se uma análise por nível de paciente e nível de artérias.


Leia também: TCT 2018 | FAST-FFR: FFR derivado da angiografia, sem hiperemia e sem necessidade de cruzar a lesão.


Na análise por nível de paciente, o risco de apresentar eventos dentro dos 24 meses foi 18% maior por cada aumento de 100 unidades LCBImax4mm (índice de carga lipídica por NIRS) e quando dito índice superou as 400 unidades o risco foi 12,6% maior comparado com 6,3% dos que tinham menos de 400.

 

O NIRS parece longe da prática clínica mas poderia ajudar a detectar placas não culpadas ou com alto risco de apresentar periculosidade no futuro.

 

Título original: LRP (LIPID RICH PLAQUE STUDY) Assessment of Coronary Near-Infrared Spectroscopy Imaging to Detect Vulnerable Plaques and Vulnerable Patients.

Apresentador: Ron Waksman.

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top