TCT 2018 | SYNTAXES: o seguimento de 10 anos virou moda

O estudo SYNTAX teve um seguimento de 5 anos, mas o SYNTAXES (o “ES” de sobrevida estendida) foi especificamente desenhado para conhecer a mortalidade comparativa de ambos os tratamentos (angioplastia ou cirurgia) em 10 anos em pacientes com lesão de três vasos e/ou lesão do tronco da coronária esquerda.

TCT 2018 | SYNTAXES: el seguimiento a 10 años se puso de modaEste trabalho comparou retrospectivamente os dados de sobrevida a longo prazo de 897 pacientes randomizados a cirurgia e de 907 pacientes randomizados a angioplastia do estudo SYNTAX original.

 

A mortalidade em 5 anos tinha sido reportada como de 13,9% para angioplastia vs. 11,9% para cirurgia (p = 0,1), sendo que a diferença a favor da cirurgia radicava na análise dos eventos combinados (37,3% vs. 26,9%; p < 0,001).

 

Os dados dos 10 anos de seguimento sobre mortalidade seguem curvas paralelas do mesmo modo que os de 5 anos (29,4% vs. 25,6%; p < 0,1). Isto é válido para a população geral, mas ao avaliar unicamente os pacientes que entraram no estudo por doença de três vasos observa-se uma tendência a favor da cirurgia (29,2% vs. 21,9%; p = 0,07). Dita tendência não pôde ser documentada em outros subgrupos de pacientes como os diabéticos ou aqueles pacientes com doença de tronco.


Leia também: TCT 2018 | PREPARE-CALC: aterectomia rotacional vs. Cutting Balloon em lesões calcificadas.


Estes resultados podem ser considerados exploratórios já que só foi possível completar o seguimento de 10 anos em 72% da população geral.

 

Título original: 10- Year Survival after Bypass Surgery versus Drug-Eluting Stents: Preliminary Results of the Randomized SYNTAX Extended Survival study – “SYNTAXES”.

Apresentador: Daniel J.F.M. Thuijs.

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top