EuroPCR 2019 | Leaflex: novo dispositivo para fraturar o cálcio pré-TAVI

Os pesquisadores deste pequeno estudo acreditam que fraturar os nódulos rígidos de cálcio das valvas com este novo dispositivo pode postergar a necessidade de TAVI ou facilitar o implante da nova válvula. Este dispositivo mostrou uma palpável melhora no movimento das valvas bem como uma diminuição do gradiente médio.

O sistema Leaflex Performer (Pi-Cardia) foi usado em 16 pacientes em plano de implante percutâneo da valva aórtica, embora os pesquisadores especulem que esta tecnologia poderia ser usada não somente para pré-dilatar a valva no contexto do TAVI mas também como tratamento propriamente.

O dispositivo Leaflex cria múltiplas fraturas nas valvas graças ao fato de ser capaz de romper o cálcio e restituir a flexibilidade das valvas, preservando a valva nativa.

O dispositivo inclui elementos de nitinol que se expandem na valva e comprimem o cálcio fraturando-o. Esta seria a diferença com a valvoplastia que só pode estirar a valva com um recuo quase imediato.


Leia também: EuroPCR 2019 | EFFPAC: novos balões eluidores de paclitaxel periféricos, eficácia sem indícios de mortalidade.


O Leaflex foi introduzido com sucesso nos 16 pacientes que participaram do teste e conseguiu romper o cálcio em 11. A área valvar aumentou de 0,7 cm2 a 1,2 cm2, ao passo que o gradiente médio caiu de 34 a 18 mmHg. Todas estas mudanças foram estatisticamente significativas.

O dispositivo parece ser promissor, embora o estudo não tenha sido “all camers”. Os pacientes foram cuidadosamente selecionados para testá-lo.

No que se refere à segurança, observou-se uma morte não cardíaca não relacionada com o procedimento no 16º dia. Por outro lado, ocorreram dois AVC, embora à primeira vista os mesmos tenham sido embólicos.

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Safety, feasibility, and acute performance of the Leaflex Performer when used pre-TAVI in aortic stenosis patients: the Leaflex feasibility study.

Aresentador: Baumbach A.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top