ESC 2019 | MITRA-FR: os resultados após 2 anos de seguimento de um dos grandes estudos do MitraClip

Os resultados negativos do Mitra-FR após um ano de seguimento propiciaram várias discussões e hipóteses, especialmente após a publicação do COAPT apenas algumas semanas mais tarde. Para o COAPT o MitraClip foi capaz de reduzir as hospitalizações por insuficiência cardíaca bem como a mortalidade por qualquer causa em comparação com somente o tratamento médico ótimo. Uma das teorias entre a disparidade de resultados entre o Mitra-FR e o COAPT foi que o primeiro tinha um seguimento muito curto e que ao continuar o seguimento seria possível alcançar melhores resultados.

Infelizmente os números após 2 anos de seguimento do Mitra-FR, apresentados na segunda-feira, confirmam os resultados iniciais. A combinação de morte por qualquer causa e hospitalização não planejada por insuficiência cardíaca foi similar entre ambos os grupos (64,2% para o grupo MitraClip vs. 68,6% para o grupo que recebeu somente tratamento médico).

A mortalidade por qualquer causa foi de 34,9% no grupo MitraClip e de 34,2% no grupo controle (HR 1,02; IC 95% 0,70 a 1,50), e as internações não planejadas por insuficiência cardíaca foram de 55,9% para o MitraClip e de 61,8% para o grupo controle (HR 0,97; IC 95% 0,72 a 1,30). O que há são somente tendências a favor do grupo intervenção e as mesmas não alcançam a significância estatística.


Leia também: ESC 2019 | SYNTAXES: os resultados do SYNTAX após 10 anos de seguimento!


Estes resultados confirmam os resultados iniciais do Mitra-FR e talvez tenhamos que pensar que a diferença com o COAPT se deva às características dos pacientes incluídos e não ao tempo de seguimento.

Parece obvio que é necessário continuar investigando sobre a reparação percutânea da insuficiência mitral secundária para poder identificar melhor que pacientes realmente se beneficiam.

Título original: 2-year follow-up of the MITRA-FR study: effectiveness of percutaneous mitral valve repair in secondary mitral regurgitation.

Referência: Presentado por Jean-François Obadia en el ESC 2019. Paris, Francia.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top