AHA 2019 | DAPA-HF: a dapagliflozina e sua efetividade em todos os subgrupos com insuficiência cardíaca

O inibidor do SGLT2, dapagliflozina, teve um impacto consistente para além do nível de glicemia, idade ou estado geral. 

AHA 2019 | DAPA-HF: la dapagliflozina efectiva en todos los subgrupos con insuficiencia cardíaca

A dapagliflozina foi originalmente desenvolvida para o tratamento da diabetes tipo 2. No entanto, teve um impacto positivo em vários tipos de pacientes com insuficiência cardíaca crônica e deterioração da fração de ejeção, incluindo aqueles sem diagnóstico de diabetes. Esta informação surge do estudo DAPA-HF que foi apresentado nas sessões científicas do Congresso AHA 2019 e simultaneamente publicado no Circulation

Os resultados iniciais do estudo foram apresentados em setembro no congresso europeu de cardiologia realizado em Paris. Naquele momento, soubemos que os pacientes com e sem diagnóstico de diabetes se beneficiavam com o uso da dapagliflozina associada ao tratamento padrão otimizado. 


Leia também: AHA 2019 | COLCOT: colchicina e o retorno da teoria anti-inflamatória.


Agora, no AHA, foram apresentados novos resultados que se aprofundaram mais naqueles pacientes não diabéticos e em diferentes grupos etários. 

O DAPA-HF foi realizado em 20 países e randomizou 4.744 pacientes com insuficiência cardíaca em classe funcional II ou mais, fração de ejeção de 40% ou menos e um NT-proBNP de 600 pg/ml ou mais.

Em um seguimento médio de 18 meses, agregar depagliflozina 10 mg ao tratamento padrão reduziu o risco do desfecho combinado de piora da insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular em comparação com o tratamento padrão mais placebo (16,3% vs. 21,2%; HR 0,74; IC 95%: 0,65-0,85).

O benefício foi consistente em todo o espectro de hemoglobina glicada em pacientes sem diabetes. 


Leia também: AHA 2019 | ISCHEMIA: A estratégia invasiva é similar ao tratamento médico.


No que se refere aos pacientes idosos, o benefício parece ainda maior que nos jovens sem que por isso paguem um preço mais alto no que se refere à tolerância. 

A dapagliflozina parece ter bom desempenho em todos os objetivos da insuficiência cardíaca, diminuindo a mortalidade, reduzindo as hospitalizações e melhorando a classe funcional em todos os pacientes. 

Descargar (PDF, Unknown)

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: The dapagliflozin and prevention of adverse outcomes in heart failure trial (DAPA-HF): results in nondiabetic patients.

Referência: Presentado por McMurray JJV en las sesiones científicas del congreso AHA 2019.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top