EuroPCR 2021 | Uma nova metanálise desafia o ISCHEMIA

Este trabalho sugere que os pacientes com doença coronariana estável que recebem revascularização coronariana eletiva se beneficiam em termos de mortalidade cardíaca a longo prazo comparando-se com os pacientes que só recebem tratamento médico.

Esses achados foram apresentados no EuroPCR 2021 e simultaneamente publicados no European Heart Journal, desafiando os resultados do estudo ISCHEMIA.

Segundo os investigadores, o benefício em termos de mortalidade estaria diretamente relacionado ao tempo de seguimento; quanto mais longo o tempo de seguimento, maior o benefício observado na mortalidade cardíaca e no infarto com a angioplastia ou com a cirurgia.

As dúvidas que pode ter gerado esta nova metanálise serão esclarecidas com relativa rapidez. Os investigadores do ISCHEMIA anunciaram o ISCHEMIA-EXTEND, que adicionaria 5 anos ao seguimento do estudo original com mais de 5000 pacientes. 

É só uma questão de tempo para poder conhecer os números de mortalidade por qualquer causa a longo prazo (aproximadamente 10 anos).

A presente metanálise incluiu 25 estudos e quase 20.000 pacientes com doença coronariana estável que receberam revascularização eletiva vs. tratamento médico.


Leia também: EuroPCR 2021 | Evolut Low Risk: resultados em 2 anos da válvula autoexpansível em baixo risco.


Dentre os 25 estudos havia alguns mais antigos como o MASS-1, o RITA-2 e o COURAGE, e outros mais recentes como o ORBITA, o FAME 2 e, obviamente, o ISCHEMIA.

Observou-se uma redução de 21% do risco de morte cardíaca (RR: 0,79; IC 95%, 0,67 a 0,93) nos pacientes que receberam revascularização vs. aqueles que continuaram somente com tratamento médico.

Por cada 4 anos adicionais de seguimento se observou uma redução de 19% do risco de morte por causas cardíacas com a revascularização.

A mortalidade por qualquer causa foi semelhante com ambas as estratégias de tratamento (RR 0,94; IC 95%, 0,87 a 1,01). Esta é uma das razões pelas quais os investigadores do ISCHEMIA-EXTEND escolheram este desfecho e não a morte cardíaca.  


Leia também: AHA 2019 | ISCHEMIA: A estratégia invasiva é similar ao tratamento médico.


Esta pode ser uma discussão acalorada para o futuro: a revascularização reduz a mortalidade ou simplesmente escolhe uma morte diferente à cardíaca.

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Cardiac mortality in patients randomised to elective coronary revascularisation plus medical therapy or medical therapy alone: a systematic review and meta-analysis.

Referência: Navarese EP et al. Eur Heart J. 2021; Epub ahead of print. doi:10.1093/eurheartj/ehab246.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top