STAMPEDE Trial: Acirurgia bariátrica resultou superior ao tratamento clínico ótimo para controlar aglicemia em diabéticos obesos

A curto prazo a cirurgia bariátrica mostrou melhora no control eglicêmico dos diabéticos tipo 2 obesos. Este estudo avaliou a evolução em 3 anos de 150 pacientes diabéticos tipo 2 obesos randomizados a tratamento clínico intensivo somente ou tratamento clínico intensivo mais cirurgia bariátrica. O desfecho primário foi uma hemoglobina glicosilada de 6% ou menos.

A idade média dos pacientes foi de  48±8 comum 68% de mulheres, basalmentea hemoglobina glicosilada encontrava-se em 9.3±1.5% e o índice de massa corporal em 36.0±3.5.

Aos 3 anos de seguimento, o desfecho primário foi atingido por 5% dos pacientes no grupo tratamento médico e por 38% dos pacientes no grupo tratamento médico mais cirurgia bariátrica (p<0.001). O uso de medicação hipoglicemiante incluindo insulina foi menor no grupo cirúrgico.

Conclusão

Entre os pacientes obesos com diabetes tipo 2 não controlada, a cirurgia bariátrica junto com otratamento médico a 3 anos resultou em um melhor control eglicêmico que o tratamento médico somente.

Article

Descargar (PDF, Unknown)

Sangeeta R Kashyap
2014-03-31

Título original: Effect of Bariatric Surgery vs. Intensive Medical Therapy on Long-term Glycemic Control and Complications of Diabetes: 3-Year STAMPEDE Trial Results.

*

Top