Taxas de trombose de stent em pacientes com STEMI

Fundamentos e objetivos: Em estudos recentes sobre intervenção coronária percutânea primária (PPCI), a bivalirudina em comparação com a heparina tem sido associada ao aumento do risco de trombose de stent (ST), com taxas relatadas de ST muito variáveis. O objetivo deste estudo foi descrever a incidência de “mundo real” e os resultados de ST definitiva, angiograficamente comprovada em uma grande população contemporânea de pacientes submetidos à PPCI, estratificados de acordo com diferentes tratamentos antitrombóticos.

Métodos e resultados: Estudo de coorte prospectiva observacional utilizando dados do Registro SCAAR (Swedish Coronary Angiography and Angioplasty Register), parte do Registro nacional SWEDEHEART. Todos os pacientes tratados por PPCI que receberam um stent na Suécia a partir de Janeiro de 2007 a Julho de 2014 tiveram seu dados incluídos no Registro SWEDEHEART. As análises foram realizadas em três subgrupos: pacientes tratados com bivalirudina (n=16860), pacientes tratados com heparina (n=3182) e os tratados com inibidores de  GPIIb / IIIa (n=11216). O desfecho primário foi a incidência de ST definida, angiograficamente comprovada nos primeiros 30 dias após a PCI (ST precoce). Os desfechos secundários incluíram mortalidade por todas as causas.

Não houve diferença nas características clínicas basais. A incidência de ST foi baixa em todos os 3 grupos de tratamento. A incidência de ST definida, angiograficamente comprovada nos primeiros 30 dias após a PCI (ST precoce) apresentou maior mortalidade por todas as causas ao final de 1 ano em comparação ao grupo sem ST (20,7%, n=51 vs 9,1%, n=2548, respectivamente; p<0,0001).

Conclusão: Neste estudo grande de mundo real, contemporâneo, de coorte observacional de pacientes submetidos a PPCI, a incidência de ST precoce foi baixa, independentemente do tratamento antitrombótico. A ST precoce foi associada ao aumento da mortalidade.

Descargar (PDF, Unknown)

P. Grimfjard
2015-05-21

Título original: Low real-world early stent thrombosis rates in STEMI patients, regardless of bivalirudin, heparin alone or glycoprotein IIb/IIIa inhibitor treatment: a nationwide Swedish registry report

*

Top