O primeiro antídoto do ticagrelor é rápido e de ação prolongada nos resultados preliminares

O objetivo deste estudo é testar a droga PB2452 para ser utilizada em sangramentos catastróficos e posteriormente em outros cenários em pacientes que estejam em tratamento com ticagrelor.

Fentanilo en la angioplatia: ¿Cuál es el precio de un mayor confort en el procedimiento?

De acordo com medições de diversos testes neste trabalho de fase 1 em voluntários sadios, este agente específico para reverter o ticagrelor proporciona um imediato e substancial corte do efeito dos antiplaquetários inibidores do receptor P2Y12.

Esta nova droga, por enquanto designada “PB2452”, pode ser uma forma efetiva de tratar ou prevenir o sangramento em pacientes que estejam em tratamento com ticagrelor.


Leia tambèm: ESC 2018 | ESC 2018 | GLOBAL LEADERS: O ticagrelor como monoterapia não supera os esquemas clássicos pós-angioplastia.


O antídoto do ticagrelor foi desenvolvido como um anticorpo monoclonal que se une tanto ao ticagrelor quanto ao seu maior metabolito circulante.

Neste trabalho recentemente publicado no NEJM, o Dr. Bhatt e seus colaboradores randomizaram 64 adultos sadios a receber placebo ou PB2452 endovenoso.

Naqueles que receberam carga com ticagrelor 48 horas prévias, o nível de antiagregação foi suprimido em aproximadamente 80% depois de o antídoto ter sido administrado em um bólus endovenoso inicial de 10 minutos seguido de uma infusão de 8, 12 ou 16 horas. Foram utilizados diversos testes de função plaquetária que confirmam a utilidade da droga em comparação com o placebo.


Leia tambèm: Primeiros resultados do ticagrelor em angioplastias coronarianas eletivas.


O efeito do ticagrelor foi revertido dentro dos 5 minutos da carga e até por 20 horas (p < 0,001), sem que se observasse um efeito rebote na atividade plaquetária quando se suspendeu a infusão.

A relação entre a dose de infusão e a duração do efeito sugere que o antídoto pode ser usado em diferentes circunstâncias com a boa notícia de que não se observou um efeito rebote posterior.

Se um paciente com angioplastia recente tratado com ticagrelor apresentar como evento um sangramento intracraniano, esta droga pode oferecer uma reversão imediata e prolongada. Por sua vez, se o mesmo paciente tiver que ser submetido a uma punção lombar, esta droga pode oferecer uma reversão imediata e curta que permita a realização do procedimento com segurança mas que não exponha o paciente a eventos trombóticos.

Título original: Antibody-based ticagrelor reversal agent in healthy volunteers.

Referência: Bhatt DL et al. N Engl J Med. 2019 May 9;380(19):1825-1833.

Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

Mais artigos deste autor

É seguro usar fármacos cronotrópicos negativos de forma precoce após o TAVI?

O TAVI está associado a uma incidência relevante de distúrbios do sistema de condução e ao desenvolvimento de bloqueios atrioventriculares que podem requerer o...

Tratamento antiplaquetário dual em pacientes diabéticos com IAM: estratégia de desescalada

A diabetes mellitus (DM) é uma comorbidade frequente em pacientes hospitalizados por síndrome coronariana aguda (SCA), cuja prevalência aumentou na última década e se...

AHA 2025 | DAPT-MVD: DAPT estendido vs. aspirina em monoterapia após PCI em doença multivaso

Em pacientes com doença coronariana multivaso que se mantêm estáveis 12 meses depois de uma intervenção coronariana percutânea (PCI) com stent eluidor de fármacos...

AHA 2025 | TUXEDO-2: manejo antiagregante pós-PCI em pacientes diabéticos multivaso — ticagrelor ou prasugrel?

A escolha do inibidor P2Y12 ótimo em pacientes diabéticos com doença multivaso submetidos a intervenção coronariana percutânea (PCI) se impõe como um desafio clínico...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Relacionados

Congressos SOLACIspot_img

Artigos Recentes

Duração da cessação do tabagismo e risco de amputação após a revascularização na isquemia crítica de membros inferiores

A isquemia de membros inferiores se associa a uma elevada taxa de amputação e mortalidade. Embora a cessação do tabagismo melhore os resultados após...

Manejo conservador de endoleaks em endopróteses aórticas complexas com acompanhamento por angio-TC

Os endoleaks continuam sendo uma das principais causas de reintervenção após a reparação endovascular de aneurismas aórticos complexos com próteses fenestradas e/ou ramificadas (F/B-EVAR)....

Preditores a longo prazo da deterioração valvular após o TAVI

O implante transcateter da valva aórtica (TAVI) se consolidou como uma tecnologia inovadora para o tratamento de pacientes com estenose valvar aórtica grave. Inicialmente...