SPYRAL HTN-OFF MED: a denervação renal ganha novo impulso?

Este trabalho, apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia de Barcelona e publicado simultaneamente no The Lancet parece dar alguma esperança a todos aqueles que continuaram acreditando no conceito de denervação renal. Os resultados provisórios apresentados sugeriram que uma denervação mais intensiva das artérias renais do que a que se realizou no SYMPLICITY HTN-3 poderia reduzir os valores de tensão arterial nos pacientes com hipertensão leve a moderada sem tratar.

Intentando reducir la insuficiencia renal post TAVIComparando-se com os pacientes que receberam o procedimento placebo (sham procedure), a denervação com o novo cateter multieletrodo Symplicity Spyral (Medtronic) resultou em uma redução superior da pressão arterial sistólica em 24 horas (uns 5 mmHg menos) e da pressão arterial diastólica (uns 4,4 mmHg) em 3 meses.

 

Após a desilusão que trouxe o SYMPLICITY HTN-3, estes resultados devem ser interpretados com um cuidadoso otimismo, embora seja óbvio que abrem uma porta para a denervação renal.


Leia também: Pacientes com hipertensão refratária: quase 50% não toma medicação”.


A realidade é que este é um trabalho pequeno (80 pacientes) que não tem poder estatístico para desfechos clínicos. Além disso, tem um seguimento de apenas 3 meses, mostrou uma grande variabilidade na resposta e a diminuição na pressão arterial, embora tenha alcançado a significância, em termos absolutos foi de somente 5 mmHg.

 

Os pacientes incluídos neste trabalho não se encontravam sob tratamento (ou tinham-no abandonado) e apresentavam registro de pressão diastólica de entre 150 e 180 mmHg. Todos os pacientes elegíveis foram submetidos a uma angiografia renal e foram randomizados a denervação ou não. A angiografia serviu como procedimento placebo para o grupo controle.

 

Um dado importante é que não foram observados eventos adversos relacionados ao procedimento apesar da denervação mais agressiva realizada neste estudo em comparação com os anteriores.  

 

Título original: Catheter-based renal denervation in patients with uncontrolled hypertension in the absence of antihypertensive medications (SPYRAL HTN-OFF MED): a randomised, sham-controlled, proof-of-concept trial.

Apresentador: Townsend RR.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top