TCT 2017 | SENIOR: DES com polímero reabsorvível e tempo de dupla antiagregação curto em pacientes idosos

Gentileza da SBHCI.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a segurança e a eficácia do stent eluidor de everolimus com polímero biodegradável (SYNERGY II) vs. stent convencional (REBEL) em pacientes com mais de 75 anos com um tempo de dupla antiagregação curto.

TCT 2017 | SENIOR: DES con polímero reabsorbible y tiempo de doble antiagregación corto en pacientes añosos

Antes da randomização era registrada a duração planificada de dupla antiagregação plaquetária (1 mês em pacientes estáveis e 6 meses em pacientes cursando uma síndrome coronariana aguda).


Leia também: TCT 2017 | REDUCE: 3 vs. 12 meses de dupla antiagregação com o novo DES Combo”.


Foram incluídos 1.200 pacientes (596 para o grupo DES e 604 no grupo BMS), observando-se uma taxa do desfecho primário (combinação de morte, infarto, AVC e revascularização justificada por isquemia) de 12% nos pacientes que receberam DES e de 16% no grupo BMS (p = 0,02).

 

Entre os componentes do desfecho primário, somente a revascularização justificada por isquemia apresentou diferenças significativas entre os dois dispositivos (2% vs. 6%; p = 0,002). O sangramento e a trombose do stent foram pouco frequentes e similares entre ambos os grupos.

 

Conclusão

Em pacientes idosos que são submetidos a angioplastia com um esquema de dupla antiagregação curto (1 mês em pacientes estáveis e 6 meses em pacientes agudos), o stent eluidor de everolimus com polímero reabsorvível reduziu a combinação de morte, infarto, AVC e revascularização com relação ao stent convencional.

 

Gentileza da SBHCI.

 

Título original: A Randomized Trial of a Bioabsorbable Polymer-Based Metallic DES vs a BMS With Short DAPT in Patients With Coronary Artery Disease Older Than 75 Years.

Apresentador: Olivier Varenne.

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top