EuroPCR 2018 | SYNTAX III REVOLUTION: Muita boa correlação entre angiografia e tomografia em pacientes com lesão de tronco da coronária esquerda e múltiplos vasos.

Em pacientes com lesão de tronco da coronária esquerda ou três vasos a decisão do “heart team” sobre a estratégia de revascularização (angioplastia ou cirurgia) pode ser tomada somente com base nos dados não invasivos proporcionados pela tomografia, já que existe uma grande correlação com a angiografia convencional.

SYNTAX III REVOLUTION: Muy buena correlación entre angiografía y tomografía en pacientes con tronco y múltiples vasos.Para o estudo SYNTAX III REVOLUTION o Dr. Serruys e seus colaboradores randomizaram 6 “heart teams” de 5 países diferentes a revisar as imagens de 223 pacientes com lesão de tronco de coronária esquerda ou três vasos. Três dos “heart teams” tiveram acesso somente a imagens da tomografia com FFR derivada da mesma (FFRCT; HeartFlow) e os outros 3 somente à angiografia convencional. As equipes incluíram Cardiologistas clínicos, intervencionistas, cirurgiões e radiologistas. Finalmente todos tiveram acesso a toda a informação antes da dar o veredito final.


Leia também: EuroPCR 2018 | FAME 2: o FFR mostra seu benefício em 5 anos em desfechos duros.


As equipes randomizadas a avaliar (FFRCT; HeartFlow) estiveram de acordo em 92,8% das decisões, mudando seu parecer em somente 7% dos casos ao terem acesso à angiografia. Na maioria das vezes a mudança foi de cirurgia para angioplastia.

 

O inédito deste trabalho foi o fato de o mesmo ter incluído radiologistas na equipe. Os cirurgiões estão acostumados a dialogar com os intervencionistas sobre a angiografia, mas este trabalho os fez descobrir duas coisas: a coronariografia por tomografia e o FFR derivado da mesma.


Leia também: Registro SCAAR de seguimento de 10 anos: o FFR melhora a tomada de decisões a muito longo prazo.


A pergunta será respondida com o tempo, mas, afinal, os cirurgiões se sentirão cômodos de levar a sala de cirurgia um paciente sem angiografia convencional?

 

Título original: Coronary computed tomography angiography for heart team decision-making in multivessel coronary artery disease: the SYNTAX III REVOLUTION trial.

Referência: Serruys PW et al. EuroPCR 2018. Maio 22, 2018. Paris, França.

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top