EuroPCR 2019 | TRILUMINATE: Reparação tricúspide com clipe melhora a insuficiência e a qualidade de vida

A terapia transcateter se afiança como uma promessa para uma valva longamente esquecida pelos intervencionistas devido à falta de opções terapêuticas.

De acordo com o estudo TRILUMINATE, a reparação percutânea borda a borda mediante um clipe parece oferecer alguma esperança aos pacientes com insuficiência tricúspide.

Após 30 dias, a reparação transcateter com clipe reduziu significativamente a insuficiência tricúspide em pelo menos um grau na maioria dos pacientes, o que levou a uma melhora na qualidade de vida e na classe funcional.

O pesquisador principal do estudo (Dr. G. Nickenig), que apresentou os resultados em Paris, manifestou que os resultados de factibilidade deste recente estudo (especificamente melhorando os sintomas de insuficiência cardíaca e qualidade de vida) são clinicamente efetivos.


Leia também: EuroPCR 2019 | COAPT: a redução da insuficiência mitral está associada a menos hospitalizações e menos morte.


A reparação borda a borda pode ser uma opção promissora que obviamente tem que ser testada em estudos randomizados e com desfechos mais duros em pacientes com insuficiência tricúspide severa.

Segundo o autor, a insuficiência tricúspide é tão prevalente quanto a insuficiência mitral e se associa a um mal prognóstico. Além disso, não contamos com muitas opções terapêuticas: temos apenas os diuréticos e uma cirurgia de alto risco.

O TRILUMINATE testou o TriClip, um sistema de reparação percutânea que não é mais que uma modificação do MitraClip NT.

Este trabalho prospectivo foi realizado em 21 centros dos Estados Unidos e Europa, incluindo um total de 85 pacientes com insuficiência tricúspide moderada ou mais que moderada e que, ademais, não tivessem indicação de implante de alguma outra valva.


Leia também: EuroPCR 2019 | BIO-RESORT e registro SCAAR: hastes ultrafinas também em vasos pequenos.


A idade média da população foi de 78 anos, 33% tinha uma intervenção prévia na valva mitral e 75% se encontrava em classe funcional III/IV.

A maioria destes pacientes já tinham antecedentes de cirurgia de revascularização miocárdica ou implante mitral, motivo pelo qual voltar à sala de cirurgia pela tricúspide poderia se associar a uma mortalidade de até 20%.

Todos os dispositivos foram implantados com sucesso em um tempo médio de 75 minutos. A maioria dos clipes foram na comissura ântero-septal. Quase a metade dos pacientes recebeu 2 clipes e alguns até quatro.

Após 30 dias, 86,6% dos pacientes melhorou pelo menos um grau a insuficiência tricúspide, o que significa que o estudo alcançou o desfecho primário de eficácia.

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Percutaneous edge-to-edge repair for tricuspid regurgitation: primary outcomes from the TRILUMINATE clinical trial.

Apresentandor: Nickenig G.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top