EuroPCR 2020 | EVOQUE: novo sistema de implante mitral percutâneo, promessas a curto prazo e esperanças para o futuro

O implante percutâneo da valva mitral por acesso transeptal é uma alternativa menos invasiva que a cirurgia e com menos limitações anatômicas que a reparação por cateter (por exemplo, MitraClip) em pacientes com insuficiência mitral severa. 

EuroPCR 2020 | EVOQUE: nuevo sistema de reemplazo mitral por catéter, promesas a corto plazo y esperanzas para el futuro

Os primeiros pacientes no mundo tratados com o novo sistema EVOQUE foram incluídos entre setembro de 2018 e outubro de 2019 e os resultados foram apresentados no EuroPCR 2020 virtual e simultaneamente publicados no JACC: Cardiovascular Interventions. 

Os critérios de inclusão foram a insuficiência mitral moderada a mais que moderada, classe funcional II ou maior e risco cirúrgico alto ou proibitivo. O desfecho primário foi o sucesso técnico segundo os critérios do Mitral Valve Academic Research Consortium. 

Catorze pacientes (é necessário levar em consideração o fato de se tratar de um estudo “first in human”) foram incluídos com uma idade média de 84 anos e um STS de 4,6%. Em todos eles a insuficiência mitral foi ao menos moderada a severa, embora a etiologia tenha variado (28,6% degenerativa, 21,4% funcional e 50% mista). 


Leia também: EuroPCR 2020 | FABOLUS FASTER: buscando a inibição plaquetária mais potente e rápida.


O sucesso técnico foi alcançado em 92,9% da população. O único paciente no qual não foi possível implantar o dispositivo acabou sendo submetido a cirurgia. 

Em 30 dias um paciente faleceu por causas não cardiovasculares (7,1%) e ocorreram dois AVC (14,3%). Não houve infartos ou re-hospitalizações. 

Um paciente foi submetido a ablação septal com álcool por obstrução do trato de saída e dois requereram oclusão de regurgitações paravalvares. Apesar do anteriormente relatado, todos os pacientes apresentaram após um mês uma insuficiência valvar leve a menos e, de fato, mais de 80% da população não apresentava insuficiência alguma. 

Conclusão

Este primeiro teste em humanos para o dispositivo de implante valvar mitral transeptal EVOQUE mostrou ser factível. É necessário mais tempo e mais estudos para determinar sua segurança e eficácia clínica. 

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Transcatheter Mitral Valve Replacement with the Transseptal EVOQUE System.

Referência: J. Webb et al. JACC: Cardiovascular Interventions 2020, article in press. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcin.2020.06.040 y presentado en el EuroPCR virtual 2020.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top