ACC 2021 | ATLANTIS 4D-CT: apixabana e trombose subclínica pós-TAVI

Indicar apixabana após o implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) não reduz significativamente o risco de trombose subclínica das valvas em comparação com o tratamento padrão. Estes dados surgem do subestudo com tomografia ATLANTIS, apresentado durante as sessões científicas do congresso do ACC 2021.

ACC 2021 | ATLANTIS 4D-CT: apixaban y trombosis subclínica post TAVI

Naqueles pacientes que não apresentavam indicação prévia de anticoagulação a apixabana foi capaz de reduzir a trombose valvar subclínica. A medição se dá por uma redução da mortalidade ou pela atenuação e engrossamento das valvas observados na tomografia.

No outro extremo, os pacientes que tinham indicação de anticoagulação e receberam inibidores da vitamina K não experimentaram uma redução de sua chance de trombose subclínica com a apixabana. 

Estas afirmações parecem sugerir que o importante é a anticoagulação e não a droga utilizada. No entanto, não sabemos as implicações clínicas a longo prazo da trombose e, portanto, não podemos assumir o risco do sangramento. 

No ATLANTIS 4D-CT não se observou relação entre eventos isquêmicos e a presença de trombose após 3 ou 6 meses a realização do TAVI. 


Leia também: ACC 2021 | ATLANTIS: Apixabana pós-TAVI vs. tratamento padrão.


A pergunta para o futuro é se a diminuição da mortalidade, o engrossamento e a hipoatenuação (algo mostrado com muita clareza pela tomografia) devem continuar sendo desfechos em si mesmos ou se podemos entender que se tratam somente de fenômenos observáveis mas que não têm impacto clínico. 

O estudo principal ATLANTIS incluiu 1510 pacientes de risco intermediário ou alto que foram submetidos a TAVI estratificados pela necessidade de anticoagulação.

Os pacientes foram randomizados a apixabana 5 mg duas vezes por dia ou a tratamento padrão (antiagregação ou, se tinham indicação prévia, anticoagulação com antagonistas da vitamina K). A apixabana não foi superior ao tratamento padrão no trabalho geral. 


Leia também: ACC 2021 | RAPID-TnT: Utilidade da troponina T ultrassensível e ultrarrápida.


Para o subestudo os pesquisadores avaliaram a incidência de trombose subclínica das valvas em 3-6 meses em 762 pacientes submetidos a tomografias de controle (370 randomizados a apixabana e 392 a tratamento padrão). 

Título original: Apixaban and valve thrombosis after transcatheter aortic valve implantation: the ATLANTIS 4D-CT substudy.

Referência: Montalescot G et al. Presentado en el congreso de la ACC 2021.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top