ESC 2021 | COVERT-MI: a colchicina tenta reduzir o tamanho do infarto

De acordo com o estudo COVERT-MI, a colchicina não é capaz de proteger contra a injúria miocárdica no contexto de um infarto com supradesnivelamento do segmento ST quando é administrada no momento da reperfusão e nos 5 dias posteriores. O fármaco poderia inclusive gerar sinas de dano com um número três vezes superior de trombos no ventrículo. 

ESC 2021 | COVERT-MI: la colchicina intenta reducir el tamaño del infarto

Os resultados apresentados no congresso ESC 2021 e publicados no Circulation foram decepcionantes. Contudo, isso põe em dúvida os estudos LoDoCo2 e COLCOT, que trouxeram a teoria inflamatória de volta ao debate. Ambos fizeram foco na doença coronariana crônica. 

Ao contrário, o COVERT-MI utilizou uma dose de carga de 2 mg seguidos de 0,5 mg a cada 12 horas para tratar a inflamação miocárdica na fase aguda do infarto. Os cenários entre os estudos são completamente diferentes. 

Para o presente estudo, que teve um desenho duplo-cego, foram incluídos 192 pacientes cursando um infarto com supradesnivelamento do ST encaminhados a angioplastia primária em 10 centros de alta complexidade na França. 

O desfecho de eficácia foi o tamanho do infarto em 5 dias medido pelo realce de gadolínio na ressonância magnética. A diferença entre os dois ramos foi de 26 vs. 28,4 g de massa do ventrículo esquerdo, uma diferença não significativa. 

Após 3 meses as massas ventriculares continuaram similares, da mesma forma que o remodelamento.


Leia também: ESC 2021 | TOMAHAWK: Angiografia depois de parada cardíaca reanimada e sem supradesnivelamento do ST.


O inesperado foi a ocorrência de trombos no ventrículo esquerdo após 5 dias (22,2% vs. 7,4%; p = 0,68). Este achado foi similar no seguimento de 3 meses (5,3% vs. 2; p = 0,68), bem como a incidência de AVCs. 

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Effect of Colchicine on Myocardial Injury in Acute Myocardial Infarction. COVERT-MI Study Investigators.

Referência: Nathan Mewton et al. Presentado en el congreso ESC 2021 y publicado simultáneamente en Circulation. 2021 Aug 23. Online ahead of print. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.121.056177. 


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top