EuroPCR 2022 | LYTEN Trial: V-in-V em anéis pequenos

O TAVI é uma alternativa válida para os casos de falha de uma válvula biológica protética cirúrgica, mas um dos grandes desafios atuais são os pacientes que apresentam anel pequeno. 

EuroPCR 2022 | LYTEN Trial: V-in-V en anillos pequeños

Nas válvulas autoexpansíveis o implante supra-anular é recomendado. Contudo, na atualidade dispomos somente de estudos retrospectivos, observacionais e de pouca magnitude. 

O LYTEN Trial é um estudo randomizado em pacientes que apresentam falha de uma bioprótese cirúrgica em anel pequeno (<23 mm, com um diâmetro interno <21 mm). 

Foram randomizados 102 pacientes. Dentre eles, 49 foram tratados com válvula balão-expansível (BEV) SAPIENS 3/ULTRA e 53 autoexpansíveis (SEV) EvolutR/PRO/PRO+. 3 pacientes foram excluídos no grupo BEV e 1 no grupo SEV. 

O desfecho primário (DP) foi o gradiente residual transvalvar máximo e médio e o desfecho secundário (DS) foram os eventos clínicos em 30 dias e a hemodinâmica valvar medida por cateterismo durante o procedimento. 

As populações estiveram bem balanceadas. A idade foi de 80 anos, a metade esteve composta por homens, o STS foi de 5,4%, a falha da bioprótese foi a estenose (66%) e a função ventricular permaneceu conservada. 

Leia também: EuroPCR 2022 | Galileo Trial: Preditores de mortalidade após o implante bem-sucedido do TAVI.

Em 30 dias o DP de gradiente esteve a favor das SEV, com um menor gradiente máximo (40 mmHg vs. 28 mmHg; p = 0,001 e 23 mmHg vs. 15 mmHg; p = 0,001) e menor mismatch protético moderado/severo BARC 2 e 3, mas sem haver diferença no severo. Não houve divergências na regurgitação aórtica trivial ou leve e nenhum paciente apresentou regurgitação moderada ou severa. 

Por outro lado, não se registrou nenhuma morte, AVC nem necessidade de marca-passo. No grupo BEV, 1 paciente apresentou sangramento maior, 1 complicação vascular e 1 um IAM no grupo SEV. 

Quando se avaliou o gradiente médio por cateterismo durante o procedimento não houve diferença. Ao contrário, houve diferença quando se realizou a análise mediante ecocardiografia no dia 1 pós-procedimento. O gradiente medido por hemodinâmica foi menor do que o medido por eco-Doppler. 

Leia também: EuroPCR 2022 | ASTRO TAVI: devemos realizar neurointervenção no AVC pós-TAVI?

Os autores concluem que o V-in-V em anéis pequenos apresenta uma taxa muito baixa de complicações em 30 dias, que as válvulas EVOLTER/PRO/PRO+ se associaram com um menor gradiente residual e com uma tendência a ter menos mismatch protético severo. 

Dr. Carlos Fava - Consejo Editorial SOLACI

Dr. Carlos Fava.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top