EuroPCR 2022 | CLASP TR Study: Resultados animadores do tratamento endovascular da insuficiência tricúspide

Na atualidade é conhecido o aumento da mortalidade produzido pela insuficiência tricúspide (IT) severa. O tratamento médico e o tratamento cirúrgico são subótimos. É por isso que o tratamento endovascular surgiu como uma estratégia terapêutica com resultados animadores.

CLASP TR Study: Resultados alentadores del tratamiento endovascular de la insuficiencia tricuspídea

O objetivo deste estudo multicêntrico e prospectivo foi avaliar a segurança e a eficácia do sistema de reparação transcateter PASCAL na IT. 

O desfecho primário (DP) foi uma combinação de eventos cardiovasculares maiores (MACE) em 30 dias. Além disso, foi feito um seguimento de 6 meses, 1 ano e chegará a 5 anos. O MACE incluiu morte cardiovascular, IAM, AVC, necessidade de diálise, sangramento severo, complicações no lugar de acesso e reintervenção relacionada com o dispositivo. 

Foram incluídos 65 pacientes. A idade média foi de 77 anos, a maioria da população esteve composta por mulheres (55%). O escore STS médio foi de 7,7%. A maioria dos pacientes se encontrava em CF III/IV. 89% apresentava fibrilação atrial, 68% tinha antecedentes de CRM ou substituição da valva aórtica ou mitral, e 14% tinha marca-passo definitivo. 

O sucesso do implante foi de 91%, ao passo que o sucesso do procedimento foi de 88%. O número de dispositivos por pacientes mais frequentemente implantados foi de 1 (46%) seguido de 2 (41%).

Lea también: EuroPCR 2022 | The MITRA TUNE Registry.

Em um ano 86% da população apresentava IT moderada ou menos. Isso também veio acompanhado de uma melhora da classe funcional. 

O DP foi de 3,1% em 30 dias e de 16,9% em 1 ano. A mortalidade cardiovascular foi de 3,1% e de 7,7%, respectivamente. Observou-se uma diminuição de 56% nas reinternações por insuficiência cardíaca. 

Conclusão

Em 1 ano, a reparação transcateter da valva tricúspide mediante PASCAL demonstrou ser segura e efetiva. Houve uma diminuição significativa da IT, com uma melhora funcional e da qualidade de vida. Este estudo ainda se encontra em andamento. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez
Membro do Conselho Editorial daSOLACI.org.

Título Original: Transcatheter tricuspid valve repair: CLASP TR study one year results. 

Referência: Rebecca Hahn et al. EUROPCR.


Suscríbase a nuestro newsletter semanal

Reciba resúmenes con los últimos artículos científicos

*

Top