TCT 2022 | BYPASS CTCA

Estudos demonstraram que o uso de coronariografia por tomografia computadorizada antes da cinecoronariografia em pacientes previamente submetidos a cirurgia de by-pass aórtico (CRM) pode reduzir o tempo do procedimento e a injúria renal pós-procedimento. 1 de cada 5 pacientes com cardiopatia isquêmica com antecedente de CRM precisam ser avaliados mediante cinecoronariografia dentro dos 3 anos pós-cirurgia. 

TCT 2022

O objetivo do estudo BYPASS CTCA prospectivo, randomizado, de um só centro foi avaliar se a utilização de cinecoronariografia por TC pode reduzir o tempo do procedimento, melhorar a satisfação dos pacientes e prevenir complicações do procedimento em pacientes com CRM que foram submetidos a cinecoronariografia. 

Foram incluídos 688 pacientes. 344 foram randomizados a receber coronariografia por TC (CTC) mais cinecoronariografia e 344 a receber somente cinecoronariografia.  A idade média foi de 70 anos e a maioria dos pacientes eram homens. 

O desfecho primário (DP) foi a duração do procedimento invasivo, a incidência de nefropatia induzida por contraste, e a satisfação dos pacientes avaliada mediante um escore. O desfecho secundário (DS) incluiu complicações do procedimento e eventos cardiovasculares maiores (MACE) em 12 meses. 

Com relação ao DP, observou-se uma melhora com o uso de coronariografia por TC associado ao estudo invasivo. A duração do procedimento foi de 17,38 minutos com CTC comparada com 39,5 minutos sem CTC, com uma redução do risco relativo de 66% (p < 0,001). A satisfação dos pacientes melhorou em 40% com o uso de CTC (p < 0,001). A incidência de nefropatia por contraste foi, no grupo sem CTC, de 27,9% vs. 3,4% no grupo com CTC (92% de redução do risco relativo, o que nos dá um p < 0,0001).

Leia também: TCT 2022 | FAME-3 Trial: FFR pós-ATC e IVUS em pacientes com doença coronariana de três vasos que são submetidos a angioplastia.

Em relação ao DS, o uso de CTC associado a cinecoronariografia resultou em menor taxa de complicações do procedimento (2,33% vs. 10,82%; p < 0,001) e uma redução de MACE em 12 meses (16,28% vs. 29,36%; p < 0,002).

Conclusão 

Em pacientes com CRM prévia que vão ser submetidos a uma cinecoronariografia invasiva, deveria ser considerado o uso de CTC prévia, já que dito procedimento encurta os tempos do procedimento, melhora a satisfação dos pacientes e diminui a taxa de nefropatia por contraste. Além disso, o uso de CTC diminui a taxa de complicações e a taxa de MACE em 12 meses.

Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Título Original: A Randomized Controlled Trial Assessing The Value Of Computed Tomography Cardiac Angiography (CTCA) In Improving Patient Satisfaction And Reducing Contrast Load, Procedural Duration And Complications In Patients Who Had Previous Bypass Operation (CABG). Results from the BYPASS CTCA Trial.

Referência: Daniel A. Jones et al.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top