Stent farmacológico em pacientes com risco de sangramento elevado

Fundamentos e objetivos: O uso de stent farmacológico (DES) ao invés de stent “convencional” não farmacológico (BMS) em pacientes com risco de sangramento elevado (HBR) continua controverso devido a necessidade de maior duração da terapia de anti-agregação plaquetária dupla (DAPT), fato que causa preocupação em relação à segurança. O DES eluidor de zotarolimus Endeavor Sprint (E-ZES) é um dispositivo de segunda geração com polímero hidrofílico e perfil de rápida liberação do fármaco, permitindo um período mais curto em uso de DAPT.

O objetivo do presente estudo foi avaliar se o implante do E-ZES seguido de DAPT por período mais curto diminuiu a incidência de eventos cardiovasculares adversos em comparação ao BMS aos 12 meses.

Métodos e Resultados: O estudo ZEUS é um ensaio clínico randomizado aberto multicêntrico que incluiu 1606 pacientes divididos em 3 grupos: 1.pacientes com lesões coronárias com baixo risco de reestenose intra-stent, 2. alto risco sangramento ou impossibilidade de utilizadar DAPT no longo prazo, 3. pacientes com elevado risco de trombose devido a doenças sistêmicas ou cirurgia não cardíaca planejada dentro de 12 meses. Nesta análise foram avaliados 828 pacientes de alto risco para sangramento nos quais foi prescrito DAPT por 30 dias. Foi aplicado um critério de alto risco de sangramento (HBR= idade superior a 80 anos, uso de anticoagulante ,  episódios hemorrágicos anteriores, diátese hemorrágica, anemia conhecida, necessidade de CCS / NSAID).

Ocorreu redução de 26% no MACE (morte por todas as causas, infarto do miocádio, revascularização de vaso alvo) no grupo E-ZES em comparação ao BMS (E-ZES=22.6% vs 29%, HR 0,74, p=0,039). Houve redução significativa de todos os endpoints secundários ( infarto do miocárdio, trombose de stent, revascularização de vaso alvo, morte por todas as causas) favorecendo ao E-ZES.

Conclusão: O stent E-ZES, quando comparado ao BMS reduziu MACE, infarto do miocárdio, trombose de stent, revascularização de vaso alvo no seguimento clínico dos pacientes de alto risco para sangramento e submetidos ao regime de DAPT por 30 dias.

Descargar (PDF, Desconocido)

M. Valgimigli
2015-05-21

Título original: Comparing zotarolimus-eluting and bare-metal stent efficacy in selected high bleeding risk patients treated with a short DAPT duration: a pre-specified analysis from the the Zotarolimus-eluting Endeavor sprint stent in Uncertain DES candidates study (ZEUS)

*

Top