TOPIC: Benefícios de mudar o esquema de dupla antiagregação em pacientes com SCA

Os novos inibidores do receptor P2Y12 são o tratamento de primeira linha e a indicação é manter a dupla antiagregação por um ano após uma síndrome coronariana aguda (SCA).

Balancear el riesgo de sangrado vs trombótico para definir el tiempo de doble antiagregaciónTanto o prasugrel quanto o ticagrelor possuem um benefício isquêmico superior ao clopidogrel na fase inicial, mas poderiam aumentar as complicações hemorrágicas a longo prazo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a segurança e a eficácia da mudança de dupla antiagregação (DAPT) com um esquema ‘potente’ que incluísse aspirina e prasugrel ou ticagrelor no primeiro mês, seguido de aspirina e clopidogrel nos seguintes 11 meses após uma SCA.

 

Foram incluídos pacientes cursando uma SCA e submetidos a revascularização com angioplastia que não apresentaram eventos (nem isquêmicos nem hemorrágicos) durante o primeiro mês após o evento.

 

Os pacientes foram randomizados a mudança de DAPT (AAS mais prasugrel ou ticagrelor por um mês seguidos de 11 meses de aspirina e clopidogrel) ou manter o esquema de DAPT (aspirina mais prasugrel ou ticagrelor por 12 meses). O desfecho primário de um ano foi uma combinação de morte, revascularização urgente, AVC e sangramento ≥ a BARC 2. O desfecho secundário foi uma combinação similar ao primário, mas que incluiu todas as categorias de sangramento BARC ou TIMI.

 

Em total foram randomizados 646 pacientes que foram admitidos cursando uma SCA e receberam angioplastia. O desfecho primário foi 52% menor naqueles pacientes que mudaram o esquema após um mês em comparação com aqueles que continuaram com o esquema ‘potente’ durante todo o ano (13,4% para mudança de DAPT em um mês vs. 26,3% com igual esquema de DAPT durante todo o ano; HR 0,48; IC 95%: 0,34-0,68; p < 0,01).

 

A diferença não se plasmou nos eventos isquêmicos, que foram similares entre os dois grupos (9,3% vs. 11,5%, respectivamente; HR 0,8; IC 95%: 0,50-1,29; p = 0,36) mas sim – como se esperava – em uma redução de 70% na taxa de sangramento ≥ a BARC 2 (4,0% vs. 14,9% em um ano, respectivamente; HR 0,30; IC 95%: 0,18-0,50; p < 0,01).

 

Conclusão

Em pacientes admitidos cursando uma síndrome coronariana aguda que recebem angioplastia e que não apresentam eventos no transcurso do primeiro mês, a mudança de dupla antiagregação de um esquema potente com aspirina mais prasugrel ou ticagrelor a aspirina mais clopidogrel foi superior a continuar todo um ano com aspirina mais prasugrel ou ticagrelor graças à significativa redução dos eventos hemorrágicos sem o aumento dos eventos isquêmicos.

 

Dr. Thomas Cuisset

Dr. Thomas Cuisset

Título original: Benefit of switched dual antiplatelet therapy after acute coronary syndrome: The TOPIC (Timing Of Platelet Inhibition after acute Coronary Syndrome) randomized study.

Apresentador: Thomas Cuisset.

 

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top