TCT2019 | EVOLVE Short DAPT: apenas 3 meses de dupla antiagregação em alto risco de sangramento

Gentileza da SBHCI.

Este trabalho utilizou o stent de cromo-platina de hastes finas com polímero biodegradável na superfície abluminal e eluidor de everolimus (basicamente o stent Synergy). A eluição da droga e a degradação do polímero dentro dos meses facilitam a endotelização, o que permitiria um tempo mais curto de dupla antiagregação.

Apresentado durante as sessões científicas do TCT 2019 este trabalho incluiu 2.009 pacientes com alto risco de sangramento (> 75 com alto risco de sangramento, uso de anticoagulação oral, sangramento maior no último ano, antecedente de AVC, trombocitopenia ou insuficiência renal).

Após a angioplastia os pacientes receberam dupla antiagregação (aspirina mais um inibidor do P2Y12) por 3 meses, exceto naqueles anticoagulantes onde a aspirina foi opcional.


Leia também: TCT 2019 | AUGUSTUS ACS: Apixabana vs. Varfarina e Aspirina vs. Placebo em FA e SCA.


Os pacientes que não apresentaram eventos clínicos e que suspenderam o inibidor do receptor P2Y12 no terceiro mês continuaram com aspirina durante 3 a 15 meses.

O desfecho primário de morte ou infarto entre o terceiro e o décimo quinto mês pós-procedimento foi comparado com uma coorte histórica que recebeu os clássicos 12 meses de dupla antiagregação. A taxa de eventos nos pacientes que receberam 3 meses foi de 5,6% vs. 5,7% da coorte histórica (p para não inferioridade = 0,0016). A taxa de trombose foi de 0,3% frente a uma taxa esperada de 1%.

A taxa de sangramento total e sangramento maior foi similar entre os dois grupos (6,26% vs. 4,1%).

Gentileza da SBHCI.

Link a publicação da SBHCI AQUI

Descargar (PDF, Unknown)

Título do artigo original: EVOLVE Short DAPT: A Single-Arm Study of 3-Month DAPT in Patients at High Bleeding Risk Treated With a Bioabsorbable Polymer-Based Everolimus-Eluting Stent.

Referência: Jamil Cade.

Autor do artigo original: Ajay J. Kirtane.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top