AHA 2019 | GALILEO: Rivaroxabana pós-TAVI, outra bela teoria que se choca contra a realidade

Em pacientes sem uma indicação formal para anticoagulação oral após o implante percutâneo bem-sucedido de uma valva (TAVI), a estratégia de tratamento com rivaroxabana 10 mg/dia se associou a um maior risco de morte ou de complicações tromboembólicas e, como se isso fosse pouco, com um maior risco de sangramento em comparação com a estratégia convencional de antiagregação plaquetária. 

Até agora não sabíamos se um inibidor direto do fator Xa como o rivaroxabana poderia prevenir eventos tromboembólicos após o TAVI. 

O GALILEO randomizou 1.644 pacientes sem uma indicação formal de anticoagulação oral após o TAVI a receber rivaroxabana em uma dose de 10 mg/dia mais aspirina em uma dose de entre 75 e 100 mg/dia (a aspirina somente nos primeiros 3 meses) vs. aspirina 75 ou 100 mg/dia mais clopidogrel 75 mg (o clopidogrel somente nos primeiros 3 meses). 

O desfecho primário de eficácia foi uma combinação de morte e eventos tromboembólicos. O desfecho primário de segurança foi o sangramento maior incapacitante ou que comprometesse a vida. 


Leia também: AHA 2019 | DAPA-HF: a dapagliflozina e sua efetividade em todos os subgrupos com insuficiência cardíaca.


O trabalho foi terminado prematuramente pelo comitê de segurança. 

Após um seguimento de quase um ano e meio, a taxa de morte ou evento tromboembólico ocorreu em 105 pacientes com rivaroxabana vs. 78 pacientes com o esquema de antiagregação plaquetária (1,35; IC 95%: 1,01 a 1,81; p = 0,04).

O sangramento maior, incapacitante ou que comprometesse a vida ocorreu em 46 pacientes do grupo rivaroxabana vs. 31 pacientes do grupo antiagregação (HR = 1,50; IC 95%: 0,95 a 2,37; p = 0,08).


Leia também: AHA 2019 | COLCOT: colchicina e o retorno da teoria anti-inflamatória.


O mesmo foi observado no que se refere à mortalidade (HR 1,69; IC 95%: 1,13 a 2,53). Tudo isso levou o comitê de segurança a suspender o estudo pela menor eficácia e segurança do rivaroxabana. 

Conclusão

Em pacientes que recebem TAVI e não apresentam uma indicação formal de sangramento, o rivaroxabana mostrou um aumento da mortalidade e dos eventos tromboembólicos, bem como um aumento do sangramento em comparação com o esquema tradicional de antiagregação plaquetária. 

Descargar (PDF, Unknown)

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: A Controlled Trial of Rivaroxaban after Transcatheter Aortic-Valve Replacement.

Referência: G.D. Dangas et al. Presentado en el congreso AHA 2019 y publicado simultáneamente en NEJM.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top